Tribuna do Norte Online
Saiba Agora
Últimas notícias
    Você está em

    Apucarana

    Apucarana abre hoje 11ª Conferência Municipal de Saúde

  • Foto por
    Escrito por Da redação
    Publicado em 05/04/2019 Editado em 05/04/2019

    Com dois dias de programação, a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Apucarana tem a solenidade de abertura marcada para hoje (5), às 19 horas, no Cine Teatro Fênix. Além de autoridades municipais, o evento desta sexta-feira tem entre os convidados o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto e a participação especial do palestrante Francisco Isaías, de Porto Alegre.

    Farmacêutico bioquímico e especialista em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande de Sul, presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde – FEPPS/RS, com pós graduação MBA em Avaliação de Tecnologias de Saúde e Economia de Saúde, Francisco Isaías vai abordar o tema “Democracia e Saúde.

    Enfatizando a importância das conferências municipais para a administração da cidade nortear ações que respondam ao anseio da população, o prefeito Junior da Femac convida os apucaranenses a participarem do evento. “Muito do que está sendo feito em nossa cidade é uma resposta direta da administração municipal ao que foi debatido e aprovado em conferências municipais, como a da Conferência das Cidades e da Conferência da Educação”, observa Junior. Ele frisa que esse é o momento do cidadão participar, fazer suas reivindicações e sugestões.

    Debates e plenária no sábado

    As atividades do segundo dia da Conferência Municipal de Saúde, acontece neste sábado, a partir das 8 horas, no auditório “Gralha Azul” do campus local da Universidade Estadual do Paraná (Unespar)/Fecea. Estão previstos debates e uma plenária sobre a temática central da conferência: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”; apresentações e aprovação de propostas, eleição da nova composição do Conselho Municipal de Saúde e eleição de delegados para a 12ª Conferência de Saúde do Paraná, que ocorrerá nos dias 11,12 e 13 de junho, em Curitiba.

    Aberta à participação de toda a comunidade, a Conferência Municipal de Saúde é realizada a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor novas diretrizes. As propostas que serão debatidas foram levantadas durante as duas pré-conferências que aconteceram no final de fevereiro, no auditório do Colégio Estadual Nilo Cairo.

    Reunindo um público de cerca de 400 pessoas, das duas pré-conferências saíram 143 propostas e foram eleitos 144 delegados com poder de voto nesta conferência. O número de delegados que compõem a 11ª Conferência, no entanto, é de 176, já que 32 membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde são ‘delegados natos’.

    Os dois eventos preparatórios de fevereiro tiveram a participação de entidades e instituições que representam os trabalhadores da saúde e outras áreas, prestadores de serviços da AMS e entidades da sociedade civil organizada como associações de moradores, ONGs, sindicatos, clubes de serviços e instituições religiosas.

    Que tipo de influenciadores você sustenta? com Amanda Farinacio

    Que tipo de influenciadores você sustenta? com Amanda Farinacio

    Papo TN

    Que tipo de influenciadores você sustenta? com Amanda Farinacio

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana abre hoje 11ª Conferência Municipal de Saúde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

    Principais matérias