Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Laboratório amplia em 150% o agendamento de exames

.

O número de agendamento de exames no Laboratório da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana em pouco mais de um ano subiu de 12 mil para aproximadamente 30 mil ao mês, mais que o dobro.  Há 2 meses, o atendimento também alcançou um marco bastante positivo, já que os resultados dos exames que tinham um prazo de entrega de 7 dias, agora é de apenas 3 dias.

O aumento gradativo no agendamento dos exames laboratoriais vem acontecendo desde o início de 2018, com investimentos tanto nas instalações de novos equipamentos, e a adequação de mais espaço nos setores de coleta de exames e informatização.

Em janeiro 2018, a coleta de exames do laboratório municipal foi transferida do terceiro andar para o térreo da Autarquia de Saúde, e isso permitiu aumentar de 4 para 7 as cadeiras de coleta, bem como disponibilizar uma área de espera mais ampla, dotada de  80 assentos.

“Esse é um mais diferencial que a saúde vem vivenciando na gestão Beto Preto. Muito foi melhorado, mas os investimentos nesta área serão cada vez maiores já que temos a meta de fazer da saúde de Apucarana a melhor do Paraná. Oferecer um serviço de saúde de qualidade para os apucaranenses é uma de nossas prioridades”, argumenta o prefeito Junior da Femac.

Uma reivindicação antiga dos usuários, essa mudança não só possibilitou aumentar o número de atendimento como também ofereceu maior comodidade aos pacientes. Por receio de usar o elevador, muitos deles tinham dificuldade de acessar o terceiro andar. “A nova área permitiu uma maior agilidade no processo de acolhimento, coleta e processamento desses exames”, avalia o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, lembrando que o laboratório de análise dos exames foi mantido no terceiro andar do prédio da autarquia.

Entre as adequações no Laboratório Municipal de Apucarana ainda constam a informatização no setor.  A medida agilizou os procedimentos e ainda reduziu o número de vezes em que o paciente precisa se descolar até o prédio da AMS para receber o atendimento.

AMS investiu em informatização e mais equipamentos

Além do processo de informatização, o laboratório da Autarquia Municipal de Saúde recebeu no final de 2017 equipamentos modernos para agilizar a análise de exames.

“Grande parte dos serviços está automatizado, o que permitiu elevar significativamente o número de análises diárias”, detalha a bioquímica, Beatriz Scaff, acrescentando que todos os equipamentos são modernos, garantindo mais eficiência nos serviços prestados.

Três novas máquinas modernizaram e agilizaram a análise de exames do laboratório municipal. “O aparelho de automatização da urina, por exemplo, permitiu aumentar o número de exames realizados diariamente, de 40 para uma média de 100”, explica o supervisor de laboratório Elton Toshio Ogata. O laboratório municipal realiza 50 tipos de exames e graças aos investimentos que vem recebendo tem capacidade de realizar 48 mil exames ao mês.

O menor prazo para concluir a análise do material coletado no laboratório pode ser vivenciado nesta semana por José Carrascoso, 71 anos. Morador no Loteamento Belvedere, ele pegou nesta quarta-feira (3) o resultado do exame de sangue que realizou na segunda-feira (1). “O atendimento é muito bom tanto quando tirei o sangue como poder pegar o resultado bem rápido”, avalia José.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber