Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

IAP libera revitalização na nascente do Rio Pirapó

.

O projeto de revitalização completa da área de nascente do Rio Pirapó, na Rua Clotário Portugal – em frente à UPA -, acaba de obter licenciamento do Instituto Ambiental do Paraná( IAP). A informação foi dada hoje (quarta-feira – 02/04), em Curitiba, pelo superintendente de Infra Estrutura, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR), Sidnei Lopes de Oliveira, ao prefeito de Apucarana, Junior da Femac, que estava acompanhado do Procurador Geral do Município, Paulo Sérgio Vital.

O projeto de manejo ambiental do terreno de 3 mil metros quadrados pertencente ao Senac, havia sido apresentado em agosto do ano passado ao então prefeito Beto Preto, e seu vice à época, Junior da Femac. Agora, Junior e Vital também se avistaram com o diretor geral do Senac-Paraná, Vitor Monastier, que prevê para a segunda quinzena de maio o início das obras.

Ao receber a notícia do licenciamento pelo IAP, o prefeito Junior da Femac se manifestou satisfeito com o desfecho desta situação. “Vale lembrar que há muitos anos a prefeitura lutava ao lado do Senac, por uma solução em relação a esta área localizada bem próxima a área central de Apucarana”, comentou Junior.

O prefeito destacou ainda que esta área em questão abrigou por anos a tradicional “Casa de Portugal” e, em 2006, foi doada ao Senac pela colônia portuguesa de Apucarana para edificação do novo prédio da entidade. “Contudo, em função de o terreno abrigar as nascentes do Rio Pirapó, surgiram os entraves da legislação ambiental que inviabilizaram obra, que acabou executada posteriormente em terreno de 11 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Apucarana nas imediações do Parque Municipal Jaboti”, lembrou Junior da Femac.

Conforme explicou ele, o projeto elaborado pelo Senac vai possibilitar um manejo ambiental correto do terreno e ainda permitir a utilização pública por parte da população. “Serão investidos cerca de R$ 500 mil para revitalização da área junto à nascente do Rio Pirapó”, informou o prefeito, acrescentando que no local serão desenvolvidos também programas de educação ambiental.

O Superintendente do Senac, Sidnei Lopes de Oliveira, também enalteceu o projeto. “Para nós do Senac é motivo de orgulho realizar esse empreendimento, lembrando que a colônia portuguesa de Apucarana muito contribuiu para a preservação desta área, e que no local será erguido um memorial em homenagem aos pioneiros lusitanos”, comentou Oliveira.

Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Bobig, o projeto discutido com o município, Promotoria Pública do Meio Ambiente e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), “prevê uma pista de caminhada, instalação de bancos de concreto ao redor, Academia ao Ar Livre (AAL), calçadas em paver, plantio de grama, cercamento com gradil metálico e recomposição ambiental com espécies nativas, revela Bobig.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber