MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Apucarana obteve melhor classificação em estudo da Abes

Nove municípios da região se destacaram no II Ranking da Universalização do Saneamento, feito pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), que destaca as iniciativas para a melhoria da prestação do serviço. Apucarana é a cidade d

Da Redação

·
Apucarana obteve melhor classificação em estudo da Abes
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.03.2019, 08:43:00 Editado em 31.03.2019, 08:48:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nove municípios da região se destacaram no II Ranking da Universalização do Saneamento, feito pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), que destaca as iniciativas para a melhoria da prestação do serviço. Apucarana é a cidade da região melhor colocada. O município foi enquadrado ficar na categoria ‘Compromisso com a Universalização’, a segunda mais alta. A cidade ainda foi destacada pela publicação por ter obtido a nota mais alta possível em um dos quesitos analisados.

continua após publicidade

O ranking é feito com base em cinco critérios: abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos sólidos. Cada critério tem pontuação máxima de 100. Eles são somados e resultam na pontuação final de Saneamento Básico dos municípios.De um máximo de 500, a pontuação de Apucarana ficou em 469,30. O maior destaque ficou por conta do quesito ‘destinação adequada de resíduos sólidos’, que a cidade obteve avaliação máxima.

“Este resultado é fruto dos investimentos que a Sanepar vem realizando em Apucarana ao longo dos últimos anos. Para citar um exemplo importante, a cidade passou de uma cobertura de esgoto de 30% para 80% em cinco anos. Estas melhorias promovem qualidade de vida e saúde para toda a população”, afirma Luiz Carlos Jacovassi, gerente regional da Sanepar de Apucarana.Das cidades tidas como de grande porte, Arapongas também aparece na pesquisa da Abes. O município obteve 449,07 pontos, sendo classificada na categoria ‘Empenho para a Universalização’. 

continua após publicidade

Os outros sete municípios também aparecem com esta mesma classificação, porém entre os municípios de pequeno e médio porte. São eles Jandaia do Sul (402,80 pontos), São Pedro do Ivaí (386,71), São João do Ivaí (354,52), Ivaiporã (334,07), Marumbi (268,45), Rosário do Ivaí (239,44) e Marilândia do Sul (205,79).De acordo com a Sanepar, foram investidos R$ 1 bilhão nos últimos seis anos nos municípios da região em saneamento básico.Os municípios foram reunidos em quatro grupos: 

‘Rumo à Universalização’, quando a pontuação fica acima de 489; ‘Compromisso com a Universalização’, com pontuação de 450 a 489; ‘Empenho para a Universalização’, de 200 a 449,99; e ‘Primeiros passos para a Universalização’, abaixo de 200.Foram avaliados 1.894 municípios que já têm atendimento com coleta e tratamento de esgoto, de acordo com dados de 2016 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do Ministério da Saúde. Esses municípios representam 34% do total de municípios brasileiros e 67% da população.Curitiba foi a única capital do Brasil a ser premiada com a mais alta pontuação. No Paraná, ficaram na categoria mais alta do levantamento as cidades de Cambé, Cascavel, Londrina, Maringá e Pinhais, entre os municípios de grande porte; e, entre os de pequeno e médio portes, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guaratuba e Ibiporã.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana obteve melhor classificação em estudo da Abes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!