Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Mais de 470 mulheres fizeram exame preventivo no último sábado

.

O Dia de Intensificação do exame preventivo atraiu 475 mulheres na Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, no último sábado (23). Além do exame de prevenção do câncer do colo do útero, parte deste público ainda recebeu outros serviços de saúde. Foram realizados 242 encaminhamentos para mamografia, 40 atendimentos de massoterapia, 320 pacientes realizaram o teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C, e ainda 35 mulheres receberam cuidados com a pele e maquiagem.

Esses números refletem o sucesso da iniciativa que visa ofertar um dia alternativo para as apucaranenses realizarem esses dois importantes exames de prevenção do câncer do colo do útero e da mama. Irene Pereira de Freitas, 59 anos, artesã e moradora da Vila São Carlos, estava entre as primeiras a realizar os exames às 8 horas da manhã. “Vim fazer o preventivo nas quatro vezes o atendimento foi realizado em sábados e feriado. Facilita muito para gente, pois é um dia mais tranquilo. Também é importante o fato de não haver muito tempo de espera. É tudo muito rápido. Enfim, esse dia especial é a melhor coisa que a saúde vem oferecendo para a mulher que precisa fazer esses exames todo ano”, avalia Irene.

A aposentada Aparecida Matula, 61 anos, moradora do Sumatra II, tem o cuidado de realizar o exame preventivo e mama todo ano. “Vim logo cedo para aproveitar que o atendimento está sendo no sábado. Esse tipo de campanha no final de semana é bem melhor. É um dia em que é mais fácil de se programar para esse cuidado com a saúde”, afirma Aparecida.

Maria Aparecida André de Souza, 46 anos e moradora do Parque da Cerejeira, tirou a manhã de sábado para ficar em dia com cuidados essenciais a saúde de toda mulher. “Fiz o preventivo, o pedido para mamografia e agora os testes rápidos. É muito bom ter todos esses atendimentos num lugar só e num dia de sábado. Trabalho todos os dias da semana e não gosto de faltar para ir à unidade de saúde. Aqui ficou perfeito e só tenho que elogiar dos os atendimentos que recebi aqui”, destaca Maria Aparecida.

A Massoterapia, a cargo de servidores da saúde com curso na área, teve a procura de 40 mulheres, entre elas Cleusa Teles, de 64 anos, aposentada e moradora na área central. “Fiz o preventivo, os testes rápidos e agora a massagem. Vou sair daqui relaxada. Hoje estou me dedicando a mim mesma”, declara Cleusa.

Responsável pelo atendimento de cuidados de beleza durante o evento, Viviane Martins disse que foi gratificante levar autoestima para as mulheres que vieram em busca de cuidados preventivos da sua saúde. “Seremos parceiros da saúde em novas iniciativas como essas”, assegura Viviane.

O prefeito Junior da Femac, que acompanhou o atendimento em parte do dia, destacou a organização do evento e da resposta das mulheres ao chamamento da saúde para esse atendimento em dia diferenciado. “O que estamos vendo aqui é muito bonito e nos estimula a promover iniciativas que disponibilizem mais oportunidades para população cuidar da saúde”, disse Junior.

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, comemora o resultado do evento e lembra o quanto isso reflete em vidas salvas. “Esses exames podem detectar as doenças em estágio inicial que oferecem grandes chances de cura”, observa Kaneta.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber