Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Escola Nipo-Brasileira ganha salão multiuso

.

A Escola Nipo-Brasileira de Apucarana inaugurou no último final de semana, seu novo salão multiuso. A solenidade contou com a presença do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, e do cônsul-geral do Japão no Paraná, Hajime Kimura.

A obra, de 438,45 metros quadrados anexa à unidade, foi custeada com recursos obtidos junto ao governo japonês.

Iniciada em fevereiro do ano passado, a obra ocupa espaço das antigas salas de aula da escola, que eram de madeira e foram demolidas após terem a estrutura condenada.

O governo japonês doou R$ 280 mil, que custeou boa parte do projeto. A obra inclui um salão de 375,69 metros quadrados, banheiros masculino e feminino, hall de entrada e jardins.

Fundada em 1948 e localizada na Rua São Jerônimo, nº 150, na Barra Funda, a escola foi criada como uma extensão da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA) e atua na divulgação da cultura japonesa.

Segundo a coordenadora da escola, professora Akemi Tanaka, com a construção do espaço, a entidade poderá ampliar suas atividades. Atualmente, a escola oferece apenas aulas de japonês, coral, aulas de culinária, técnicas de origami e caligrafia japonesa para cerca de 50 alunos de várias idades, incluindo não descendentes de japoneses que formam 30% do público atendido pela entidade.

“Com o novo salão, poderemos ampliar as atividades com aulas de dança, artes marciais, ikebana, origami, além de encontros da terceira idade e outros eventos para comunidade em geral”, destaca.

O presidente do conselho deliberativo da Acea, Satio Kayukawa, destaca que os recursos foram uma conquista da escola. “Somos muito gratos pela ajuda do Governo do Japão, que reconhece o trabalho que mantemos em Apucarana e região, para valorizar as tradições e cultura japonesa”, ressaltou.

Prefeito Junior da Femac, ao lado do cônsul do Japão no Paraná, Hajime Kimura, prestigiou o evento (Fotos – Profeta)

O prefeito Junior da Femac disse que Apucarana fica honrada, no ano em que completa 75 anos de emancipação, ao receber este maravilhoso espaço cultural. “Estamos celebrando mais uma parceria com o Governo do Japão, levando em consideração que Apucarana mantém uma das maiores colônias japonesas no Paraná”, enalteceu o prefeito, saudando o Cônsul Hajime Kimura.

Para Junior da Femac, a obra representa um grandioso presente para a colônia nipo-brasileira, cujos pioneiros, como Kishitaru Kayukawa, aportaram em Apucarana na década de 30.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber