Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Complexo da estação ferroviária será revitalizado

.

Localizado na região da Barra Funda, espaço que inclui a Praça Mauá e o corredor das bandeiras será recuperado com diversos serviços. (Foto: Josias Profeta)
Localizado na região da Barra Funda, espaço que inclui a Praça Mauá e o corredor das bandeiras será recuperado com diversos serviços. (Foto: Josias Profeta)

A história, cultura e arquitetura do complexo da Estação Ferroviária de Apucarana, localizado na região da Barra Funda, serão preservados. O espaço, incluindo a Praça Mauá e o corredor das bandeiras, passará por uma ampla revitalização. As melhorias serão feitas através de uma parceria entre a Rumo Logística, empresa que administra este trecho ferroviário, e a Prefeitura de Apucarana.

Nesta segunda-feira (11/03), o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, esteve no local acompanhado por Andressa Vieira, analista financeira da Rumo Logística e por Rinaldo Amaral dos Santos, do setor de manutenção da empresa. Também estiveram presentes na visita técnica o secretário de Serviços Públicos, Jaime Gonçalves, o secretário de Gestão Pública, Nicolai Cernescu, e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Lafayete Luz.

A Prefeitura ficará responsável pela parte externa, abrangendo a pintura, poda de árvores, iluminação, restauração de monumentos, plantio de grama, recuperação de calçadas e pavimentação das vias de acesso. “A Rua Munhoz da Rocha será recapeada a partir da Rua Osório Ribas de Paula até as proximidades da estação, e ainda a Rua Nicolau Kowalski, que passa ao lado da Praça Mauá e que atualmente é de paralelepípedos, ganhará uma camada de asfalto”, anunciou Junior da Femac.

O corredor das bandeiras, onde vários mastros já estão quebrados, será resgatado mas com outro enfoque. “No lugar das bandeiras dos estados, serão hasteadas bandeiras dos 26 países que mais enviaram imigrantes para Apucarana”, afirma Junior da Femac, citando as colônias ucraniana e japonesa, além de diversas outras etnias como portuguesa, italiana e espanhola aqui estabelecidas.

O prefeito afirma que a medida segue uma política iniciada pelo ex-prefeito e atual secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que é revitalizar e devolver para a população espaços degradados. “Assim foi feito com o Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) e o Parque Jaboti, além do Parque Biguaçu onde os serviços estão em andamento. Agora, será a vez da Estação Ferroviária a voltar a ser um espaço de visitação e de celebração, sendo um ponto de encontro da história da cidade e com a da ferrovia”, pontua

Junior da Femac lembra que o crescimento da cidade ocorreu a partir do entorno da Estação Ferroviária, onde estavam estabelecidas as instituições financeiras, o comércio e as empresas de comercialização de grãos. “Tudo acontecia aqui. Acredito que todos conheçam uma pessoa ou tenham um familiar que possa contar algo relacionada com a ferrovia. Aos 75 anos, é hora de Apucarana se olhar e se admirar”, frisa o prefeito.

A Estação de Apucarana é o maior entroncamento ferroviário do norte do Paraná e uma das únicas estações que mantiveram as características originais. O primeiro ramal chegou a Apucarana no dia 19 de abril de 1943 e atualmente o Município está inserido na rede nacional de ferrovias através de dois ramais ferroviários. “Vamos cuidar de cada detalhe para resgatar essa belíssima história, como por exemplo a restauração de uma fonte de água destinada aos cavalos que eram utilizados no transporte dos produtos que vinham nos vagões”, cita Junior da Femac.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber