MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Movimento pede apoio da Câmara contra reforma da Previdência

A proposta de reforma da Previdência que tramita na Câmara dos Deputados foi um dos assuntos discutidos na sessão ordinária da Câmara de Apucarana realizada na tarde desta quarta-feira. A pedido das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Paraná-Regional

Da Redação

·
Carta das CEBs, lida na sessão ordinária em Apucarana, critica pontos da proposta.
Icone Camera Foto por Reprodução
Carta das CEBs, lida na sessão ordinária em Apucarana, critica pontos da proposta.
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.03.2019, 09:21:00 Editado em 07.03.2019, 09:26:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A proposta de reforma da Previdência que tramita na Câmara dos Deputados foi um dos assuntos discutidos na sessão ordinária da Câmara de Apucarana realizada na tarde desta quarta-feira. A pedido das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Paraná-Regional Sul II, o vereador Antônio Marques da Silva (PSD), o Marcos da Vila Reis, apresentou uma carta elaborada por este movimento da Igreja Católica que se manifesta contra alguns pontos da proposta e pede apoio da classe política e dos movimentos sociais para pressionar os parlamentares no sentido de impedir que o projeto seja votado da maneira como o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) encaminhou ao Congresso.

continua após publicidade

A carta denominada “Não é justo morrer trabalhando e nem trabalhar morrendo” foi elaborada inclusive num encontro de representantes das CEBs de todo o Paraná realizada em Apucarana nos dias 23 e 24 de fevereiro. No documento, as CEBs reafirmam seu compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade que, conforme assinalam, “têm seus direitos ameaçados por um sistema econômico gerador de desigualdades sociais, onde poucos detêm a maior parte das riquezas e a maioria, cada vez mais empobrecida, é jogada num vale de morte”.

“Repudiamos a reforma da Previdência proposta pelo governo atual, que retira direitos e seguridade social historicamente garantidos, fruto da luta e organização da classe trabalhadora, de profetas e profetizas que deram suas vidas em favor de um mundo mais justo”, diz a carta. “Não aceitamos retrocessos no aumento da idade de aposentadoria, na redução dos benefícios dos aposentados e no aumento do tempo de trabalho e contribuição. Menos ainda a disparidade entre categorias de trabalhadores que têm privilégios em relação ao tempo de trabalho e benefícios. Não é justo morrer trabalhando e nem trabalhar até morrer”, reafirma trecho da carta.

continua após publicidade

No final, a texto reafirma a posição da Igreja de se manter na defesa incondicional da vida dos pobres e marginalizados.

Como um dos integrantes do movimento Renovação Carismática Católica (RCC) de Apucarana, o vereador Marcos da Vila Reis diz que se prontificou a ler esta carta na sessão da Câmara a pedido das CEBs. Aliás, segundo ele, esta carta está sendo lida não só nas Câmaras de Vereadores e em outros grupos sociais, como também será lida nas Assembleias Legislativas do País e no Congresso Nacional. “Aqui em Apucarana, eu quero ser a voz da Igreja na Câmara de Vereadores”, diz Marcos da Vila Reis, que também é contra alguns pontos da reforma da Previdência e propõe que a proposta seja melhor discutida com a sociedade.
Ele pediu que os vereadores reforcem esta luta em defesa dos trabalhadores. E lembrou que no próximo dia 12, às 20 horas, haverá um debate na Câmara de Apucarana sobre a proposta de reforma da Previdência, reunindo representantes de diferentes setores da comunidade.

Para o presidente do Legislativo, Luciano Molina (Rede), a hora de pressionar os políticos contra esta reforma da Previdência que tramita no Congresso é agora. “Depois que o projeto for aprovado pelos deputados, no Senado vai ficar mais difícil mudar alguma coisa”, observou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Movimento pede apoio da Câmara contra reforma da Previdência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!