Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Pré-conferências discutem ações futuras para melhoria da saúde

.

Com a participação de 98 entidades cadastradas, as duas Pré-conferências Municipal de Saúde de Apucarana realizadas no sábado (23) e ontem (25) reuniram cerca de 400 pessoas no salão nobre do Colégio Estadual Nilo Cairo. O objetivo de promover um debate e elaborar propostas que definam ações futuras para melhorar o atendimento da saúde pública no município foi plenamente atingido.

Nos dois dias do evento foram elaboradas nada menos do que 143 propostas que agora serão apresentadas, analisadas e aprovadas ou não na 11ª Conferência Municipal de Saúde que vai acontecer nos dias 5 e 6 de abril, na na Unespar/FECEA. “Todas as sugestões são muito valiosas, mas algumas foram defendidas com mais veemência e consenso dentro dos grupos de diferentes segmentos cadastrados nas pré-conferências”, observa do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Viana de Castro

Promover mutirões e campanhas com o objetivo de desafogar as consultas de especialidades; criar uma unidade especializada no atendimento ao idoso; e garantir sala de espera adequada para melhorar o acolhimento dos usuários nas Unidades Básicas de Saúde. “São apenas alguns exemplos das propostas apresentadas nos dois dias das pré-conferências, lembrando que essas e as outras sugestões voltam a ser temas de debate, análise e submetidas a aprovação pelos delegados eleitos dentro de cada segmento nestas duas pré-conferências”, explica Viana, reiterando que a pré-conferência é o momento de apresentar idéias que irão subsidiar a gestão municipal com novas propostas para inclusão no planejamento da saúde..

Para dimensionar a representatividade da participação nas pré-conferências, no sábado o evento foi destinado aos usuários da saúde, como clubes de serviços, associações de bairros e conselhos locais de saúde. Já na segunda-feira havia representantes dos gestores municipal (Autarquia de Saúde) estadual (16ª Regional de Saúde), prestadores de serviços como clínicas, Cisvir, laboratórios de análises clínicas, Adefiap APAE, Hospital da Providência e ainda trabalhadores, incluindo servidores públicos e particulares, como de sindicatos e de entidades de classe.

O prefeito Junior da Femac agradeceu a todos que atenderam o chamamento Autarquia de Saúde para essa importante discussão. “A gestão Beto Preto gosta de ouvir para depois colocar em prática o que foi sugerido. Vamos priorizar recursos no que vocês decidirem que é importante para que nossa saúde melhore. Preciso de vocês para fazer da saúde de Apucarana a melhor do Paraná”, conclamou Junior.

Resultados de conferências
Junior da Femac lembrou que as conferências municipais já comprovaram ter resultados práticos na gestão Beto Preto. De acordo com o prefeito, o fornecimento de uniforme escolar e frutas na merenda dos alunos da rede municipal são apenas dois exemplos de propostas aprovadas na Conferência Municipal da Educação e que se tornaram uma realidade. “A verticalização hoje faz parte da paisagem da cidade. Os 20 prédios que estão sendo construídos são resultado da mudança no plano diretor realizada para atender uma proposta da Conferência das Cidades. Neste mesmo evento também foi decidido que precisava fazer calçadas e hoje a administração municipal já mais de 200 quilômetros de calçadas executados”, exemplifica Junior.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

 Apucarana Auto Peças

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber