MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

 Empresas de tecnologia começam a se tornar uma aposta

Com programas de incentivo em andamento e de olho em um mercado em crescimento, as empresas de tecnologia começam a se tornar uma aposta em Apucarana. O município conta com o suporte do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vê a cida

Da Redação

·
 Empresas de tecnologia começam a se tornar uma aposta
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.02.2019, 15:18:00 Editado em 26.02.2019, 15:21:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com programas de incentivo em andamento e de olho em um mercado em crescimento, as empresas de tecnologia começam a se tornar uma aposta em Apucarana. O município conta com o suporte do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vê a cidade com grande potencial de crescimento, e estima 40 empresas de tecnologia atuando na cidade.

continua após publicidade

De acordo com o Sebrae, das 40 emprsas, são oito ‘startups’. Uma startup é uma empresa pequena, que surge a partir de uma ideia de produto ou serviço oferecido através da tecnologia, como um aplicativo ou site. A startup geralmente cria um protótipo e vai em busca de financiamento para poder desenvolver o produto final.

“O número destas empresas ainda é aproximado porque ainda não conseguimos identificar todas. Estamos no meio de um processo de mapeamento do setor de forma mais profunda e, em breve, teremos um panorama mais exato”, explica o consultor do Sebrae de Apucarana, Tiago Correia da Cunha.

continua após publicidade

O gestor estratégico de startups do Sebrae Paraná, Lucas Ferreira, explica que, a partir deste ano, haverá uma intensificação de ações em Apucarana para o fomento das empresas de tecnologia. 

“Trabalharemos em duas frentes em Apucarana. A primeira é um programa que apoia o hotel tecnológico do campus local da UTFPR no sentido de transformar-se em uma incubadora de projetos. A outra é para incentivar empreendedores e instituições de toda a cidade”.

O hotel tecnológico (HT) da UTFPR Apucarana é considerado, atualmente, uma ‘pré-incubadora’ de projetos. A cada semestre, os alunos têm a possibilidade de submeter projetos para análise que, se aprovados, podem ser desenvolvidos dentro da estrutura do HT, com orientação de professores. Tornando-se incubadora, o HT terá espaço para que empresas e startups continuem lá dentro após o processo de desenvolvimento, comercializando os produtos e serviços criados.Outra iniciativa que deseja criar uma cultura de empreendedorismo tecnológico na cidade é o Conecta Apucarana, criado pela Acia. O vice-presidente da instituição, Wanderlei Faganello, conta que o projeto está ainda no início, mas vem evoluindo.

“No final do ano passado, foi aprovada uma lei criando o Conselho e o Fundo Municipal de Inovação. Estamos, a partir disso, estruturando aquilo que a lei pede, como a criação de um estatuto e comitês, além de firmar parcerias com o Sebrae e com a Sinapse Paraná, do Governo do Estado, que financia projetos na área”.Para 2019, estão previstos 10 treinamentos para interessados na cidade. “Queremos criar uma cultura de inovação, incentivando soluções tecnológicas para problemas da sociedade”, ressalta.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: " Empresas de tecnologia começam a se tornar uma aposta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!