Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

30º BIMec comemora 74 anos da tomada do Monte Castelo

.

Tendo como ponto alto a participação de dois ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec), de Apucarana realizou hoje (21) a Formatura Comemorativa ao 74º Aniversário da Tomada do Monte Castelo pelas tropas do Exército Brasileiro.

“Esta é uma singela homenagem a bravura dos soldados brasileiros na 2ª Guerra Mundial, em especial aqueles que lutaram para tomada do Monte Castelo e hoje aqui representados pelos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), João Estevam Bérgamo e Antonio Ferreira Dantas, ambos com 98 anos”, afirmou o comandante do 30º BIMec, tenente coronel Alexandre Colombo.

Há exatos 74 anos, enfatizou o comandante do 30º BIMec, acontecia a tomada do Monte Castelo, na Itália. “Um feito extraordinário com a participação decisiva dos pracinhas da FEB. Sem essa conquista seria impossível para as forças aliadas prosseguirem no combate que culminou com o fim da 2º Guerra Mundial, ao derrotar as tropas da Alemanha”, relatou o tenente coronel Colombo.

O prefeito em exercício, Junior da Femac, que prestigiou o evento nas dependências do 30º BIMec enalteceu a homenagem aos ex-pracinhas. “A luta heróica por essa conquista militar no Monte Castelo hoje está representada na face João Estevam Bérgamo e Antonio Ferreira Dantas, que merecem todo nosso reconhecimento e agradecimento. Essa vitória conseguiu estancar o avanço nazista na Europa e garantir os valores da democracia em todo o mundo”, frisa Junior da Femac.

Junior da Femac destacou também a relação de parceria recíproca entre a prefeitura e o 30º BIMec. “A presença de um batalhão do exército em nossa cidade é um presente do qual a administração municipal e a população se orgulha muito”, disse Junior.

Além do protocolo militar, a formatura comemorativa foi marcado com o ato em que os dois ex-pracinha da FEB depositaram uma corbélia de flores no Monumento ao Expedicionário, em homenagem aos heróis da 2ª Guerra Mundial.

O evento também foi prestigiado pelo presidente da Câmara Municipal, Luciano Molina; pelo comandante da Guarda Municipal, Alessandro Pereira Carletti; monsenhor Roberto Carrara;  e amigos do batalhão.

A Batalha de Monte Castelo foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. O conflito se arrastou por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, e teve participação decisiva da Força Expedicionária Brasileira.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber