Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

“Apucarana serve de exemplo no Paraná”, diz Secretário Estadual de Educação

.

O prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac, a diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), Marli Fernandes; e procurador jurídico do município, Paulo Vital participaram do encontro.
O prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac, a diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), Marli Fernandes; e procurador jurídico do município, Paulo Vital participaram do encontro.

A Secretaria Estadual de Educação (SEED) quer estabelecer cooperação de trabalho com as secretarias municipais de educação, e o modelo desenvolvido em Apucarana, a partir de 2013, irá contribuir no planejamento do Estado. O formato de ensino paranaense para os próximos quatro anos foi apresentado nesta quarta-feira (20), em evento realizado no Teatro Guaíra, em Curitiba, com a participação de prefeitos e secretários municipais.

A SEED busca uma atuação conjunta do Estado e os municípios para melhorar o aprendizado dos alunos no ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano e no ensino médio, que tem uma avaliação muito baixa. Neste quesito, o Paraná saiu da primeira colocação nacional na avaliação do ensino médio em 2009, para o sétimo lugar em 2017. “Em oito anos nossos alunos estão aprendendo menos. É importante sabermos em que estágio estamos e estabelecer metas para traçar nosso caminho. O conhecimento precisa vir bem do ensino municipal e seguir no mesmo nível no ensino ofertado pelo estado. Temos cinco metas para os próximos anos. A primeira é ter o melhor IDEB dos anos iniciais ao final em 2021”, afirmou o Secretário de Estado da Educação, Renato Feder.

Para isso a SEED montou o plano que consiste na cooperação técnica e capacitação integrada dos professores e troca de experiências exitosas, entre os profissionais da educação do Estado e Municípios. “Vocês (municípios) evoluíram mais que nós e têm muito a nos ajudar, afinal cada aluno é um só para a rede”, observou o secretário.

A qualidade do ensino integral de Apucarana, com média 7,5 no IDEB de 2018, a maior entre os municípios de mesmo porte, foi destacado pelo secretário, como prática a ser aplicada. “Apucarana é um dos nossos melhores resultados e cabe a nós amplificador experiências assim para todo o Estado. Este modelo vai ser copiado”, frisou Feder.

O prefeito em exercício, Júnior da Femac, colocou o município a disposição e convidou o secretário Renato Feder para vir conhecer as escolas e modelo de Apucarana. “Ele confirmou que vai estar conosco no dia 7 de março quando teremos o encontro da Mulher Educadora. Os municípios têm procurado acertar na educação e Apucarana é o carro-chefe deste trabalho”, observou.

A Secretaria de Educação quer ainda ampliar os cursos técnicos profissionalizantes e o uso da tecnologia no ensino, quer desenvolver material pedagógico próprio, e vai criar uma avaliação bimestral do aprendizado no estado na chamada “Prova Paraná”.

Os municípios precisam aderir ao exame, que vai ser corrigido por um aplicativo e depois terá o resultado transmitido para a SEED, que terá conhecimento imediato das dificuldades dos alunos e atuar, com o município, na melhoria destes pontos. Apucarana já aderiu à avaliação, que já tem a primeira prova marcada para o dia 15 de março. “A Prova Paraná é mais uma ferramenta de diagnóstico, para melhoria do aprendizado em nosso município, nos mostrando o resultado mais rápido”, avaliou a secretária de Educação, Marli Fernandes.

Na condição de presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Paraná e também da região Sul do Brasil, representou os secretários na solenidade, onde o governador Ratinho Júnior foi representado pelo vice-governador, Darci Piana. Ele destacou a preocupação do governo com a baixa qualidade da educação e frisou que vai haver mais investimentos. “Em até 15 dias vamos apresentar o plano de estruturação do Paraná. O Brasil vai crescer e nós precisamos liderar”, ressaltou o vice-governador Darci Piana.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber