Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Vigilância Sanitária orienta manicures e pedicures 

.

Fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) estão percorrendo estabelecimentos de beleza de Apucarana, em especial os que prestam serviços de manicure e pedicure, alertando sobre a obrigatoriedade de esterilização das ferramentas em metal, como pinças e alicate. “Quem já possui o equipamento de esterilização autoclave recebe uma licença sanitária especial autorizando o uso coletivo das ferramentas, do contrário, a profissional é orientada a utilizar apenas material descartável ou solicitar à cliente que traga de casa o seu próprio alicate e pinça para realização do serviço”, relata Nelson Jorge Capelari, coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária.

Ele frisa que o intuito da fiscalização não é proibir ninguém de trabalhar. “Muito pelo contrário, estamos atuando dentro do que prevê as normas de controle sanitário visando preservar tanto quem trabalha, quanto quem utiliza os serviços de manicure e pedicure em Apucarana”, pontua Capelari.

As profissionais que não possuem a autoclave assinam um termo de intimação. “Este documento é comprovação de que foi orientada pela fiscalização e está ciente de que não pode utilizar coletivamente materiais em metal, como pinças e alicates, sem a devida esterilização”, resume o coordenador da Vigilância Sanitária. A não observância das orientações feitas pela fiscalização deixa a profissional e o estabelecimento sujeitos a sanções previstas em lei como multa e interdição, respectivamente.

O procedimento de esterilizar todos esses instrumentos é imprescindível para evitar a contaminação, entre clientes, por uma série de doenças através do contato de sangue contaminado. Neste quesito, o aparelho de autoclave é o mais indicado para esterilizar todos os instrumentos que são resistentes ao calor.

Antes de iniciar a fiscalização junto aos estabelecimentos, o Departamento de Vigilância Sanitária da Autarquia Municipal de Saúde realizou momentos de orientação técnica que reuniram manicures, cabeleireiros, barbeiros, depiladores, maquiadores e outros profissionais de beleza. Além de esclarecimentos quanto aos cuidados com a esterilização e a necessidade de uso individual de materiais, também foi abordado a necessidade de descarte de lâminas de barbear após o atendimento de cada cliente. Os profissionais que ainda têm dúvidas de como se adequar às normas podem procurar a Vigilância Sanitária, na Rua Clotário Portugal, número 900, ou pelo telefone 3034-3004.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber