MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Vigilância Sanitária orienta manicures e pedicures 

Fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) estão percorrendo estabelecimentos de beleza de Apucarana, em especial os que prestam serviços de manicure e pedicure, alertando sobre a obrigatoriedade de esterilização

Da Redação

·
Vigilância Sanitária orienta manicures e pedicures 
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.02.2019, 18:36:00 Editado em 19.02.2019, 18:40:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) estão percorrendo estabelecimentos de beleza de Apucarana, em especial os que prestam serviços de manicure e pedicure, alertando sobre a obrigatoriedade de esterilização das ferramentas em metal, como pinças e alicate. “Quem já possui o equipamento de esterilização autoclave recebe uma licença sanitária especial autorizando o uso coletivo das ferramentas, do contrário, a profissional é orientada a utilizar apenas material descartável ou solicitar à cliente que traga de casa o seu próprio alicate e pinça para realização do serviço”, relata Nelson Jorge Capelari, coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária.

continua após publicidade

Ele frisa que o intuito da fiscalização não é proibir ninguém de trabalhar. “Muito pelo contrário, estamos atuando dentro do que prevê as normas de controle sanitário visando preservar tanto quem trabalha, quanto quem utiliza os serviços de manicure e pedicure em Apucarana”, pontua Capelari.

As profissionais que não possuem a autoclave assinam um termo de intimação. “Este documento é comprovação de que foi orientada pela fiscalização e está ciente de que não pode utilizar coletivamente materiais em metal, como pinças e alicates, sem a devida esterilização”, resume o coordenador da Vigilância Sanitária. A não observância das orientações feitas pela fiscalização deixa a profissional e o estabelecimento sujeitos a sanções previstas em lei como multa e interdição, respectivamente.

continua após publicidade

O procedimento de esterilizar todos esses instrumentos é imprescindível para evitar a contaminação, entre clientes, por uma série de doenças através do contato de sangue contaminado. Neste quesito, o aparelho de autoclave é o mais indicado para esterilizar todos os instrumentos que são resistentes ao calor.

Antes de iniciar a fiscalização junto aos estabelecimentos, o Departamento de Vigilância Sanitária da Autarquia Municipal de Saúde realizou momentos de orientação técnica que reuniram manicures, cabeleireiros, barbeiros, depiladores, maquiadores e outros profissionais de beleza. Além de esclarecimentos quanto aos cuidados com a esterilização e a necessidade de uso individual de materiais, também foi abordado a necessidade de descarte de lâminas de barbear após o atendimento de cada cliente. Os profissionais que ainda têm dúvidas de como se adequar às normas podem procurar a Vigilância Sanitária, na Rua Clotário Portugal, número 900, ou pelo telefone 3034-3004.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Vigilância Sanitária orienta manicures e pedicures "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!