Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Escolha de padroeira ocorreu na primeira missa de Apucarana

.

Gravura do pioneiro José de Oliveira Rosa inspirou escolha em 1937 (Foto: Safedrone)
Gravura do pioneiro José de Oliveira Rosa inspirou escolha em 1937 (Foto: Safedrone)

Quando o bispo de Jacarezinho, Dom Geraldo Sigaud, veio a Apucarana em 1949 para lançar a pedra fundamental do que viria a ser a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, ele exigiu que o novo templo fosse construído com a torre mais alta possível, a fim de ficar mais perto dos céus. Repousando no topo da torre está a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do município e da diocese, que tem seu dia comemorado nesta segunda-feira (11). Mesmo que prédios mais elevados tenham sido construídos ao longo dos anos, poucos na cidade duvidam que a santa continua sendo o ponto mais próximo do infinito celestial.

A silhueta mais icônica de Apucarana foi esculpida por “Ângelo Franco Perez, formado pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, que aqui passou a residir a partir de 1956”, como traz o livro ‘Paróquia Nossa Senhora de Lourdes’, do historiador e jornalista apucaranense Francisco Soares Dias Sobrinho.Com a ajuda de três auxiliares, Perez esculpiu a imagem da santa em concreto dentro da própria catedral, que depois foi levada ao topo da torre, em várias partes separadas, através de um elevador improvisado. Na época, a população se divertia com piadas dizendo que a santa iria despencar lá do alto. Mais de 60 anos depois, a estátua continua imóvel.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber