Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Apucarana lança “Prova 28” e homenageia personagens do esporte

.

Com a apresentação dos atletas de elite, patrocinadores e apoiadores, a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana promoveu na noite desta quinta-feira (24/01), na sede da Unimed Apucarana, o lançamento da 57º Prova Pedestre XXVIII de Janeiro. A tradicional corrida de rua, que celebra o aniversário de 75 anos de emancipação política da cidade, acontece neste sábado (26/01), nas ruas centrais da cidade, com largada e chegada na Praça Rui Barbosa. Serão duas categorias adultas para os naipes masculino e feminino, sendo a corrida de 5 quilômetros com largada às 19 horas, e a de 10 quilômetros com largada às 20h15. Mais cedo, com largada às 16 horas, acontecem as provas para atletas com idade até 17 anos, dentro da 20ª Prova Pedestre Vinteoitinha.

Neste ano foi registrado um novo recorde de participantes, com 3.257 inscritos, sendo 655 atletas na Vinteoitinha, 1.602 atletas nos 5 quilômetros e 975 atletas nos 10 quilômetros, além de mais 25 atletas para-olímpicos. “Vale ressaltar que na gestão do prefeito Beto Preto esta é a 7ª edição da corrida com sucessivos recordes de inscritos”, enalteceu o prefeito em exercício Junior da Femac.

Entre os atletas internacionais confirmados para a prova principal de 10 quilômetros estão os da equipe Coquinho Fila/Bioleve. Do Quênia, Nicholas Kimeli Keter (masculino) e Janet Cheruto Masai (feminino); de Uganda, Emily Chebet (feminino) e, da Tanzânia, Pascal Mombo Sarwat (masculino). Todos campeões de importantes corridas, meia-maratona e maratonas pelo mundo afora. Outro destaque internacional é a atleta argentina Marcela Cristina Gomes Cordeiro, ex-Cruzeiro Esporte Clube (MG). Na elite nacional, presença confirmada da tricampeã da Prova 28 de Janeiro (2011, 2014 e 2016), Joziane da Silva Cardoso, o atleta paulista Altobeli Santos da Silva, da equipe Pinheiros-SP, entre outros.

Ao participar do lançamento da prova 28 de Janeiro, Junior da Femac destacou que a corrida rústica de Apucarana detém um alto conceito entre os atletas de elite brasileiros e até do exterior. “Mais uma vez o nível técnico da prova será elevado, com a participação dos melhores atletas do país e corredores da argentina e países africanos”, assinalou o prefeito, elogiando a equipe organizadora da “28”, sob o comando da professora Jossuela Pinheiro.

O lançamento da prova também foi prestigiado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Luciano Molina; pela diretora presidente da Unimed/Apucarana, Dra. Marly Hirata; e o gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi.

HOMENAGENS – Além da apresentação dos atletas de elite e patrocinadores, o lançamento da Prova Pedestre 28 de Janeiro, corrida de rua que celebra o aniversário de emancipação política de Apucarana, a Secretaria de Esportes e Juventude promove homenagens a desportistas e outros personagens de relevância dentro do cenário esportivo local. Já foram homenageados Cláudio Ribeiro, Gainete Ferensovicz, Rosiane Cristina Bolonhezi, Lourdes Maria de Jesus Oliveira, Beto Preto, Juraci Barbosa, João Dias, entre outros.

Na noite desta quinta-feira (24/01), os homenageados foram os professores de educação física Lahir Perri e Luciane Yoshiko Issi. “Além de atleta do Grêmio Esportivo e Recreativo Apucaranense (Gera) na década de 50, professor Lahyr atuou como educador físico por muitos anos no Colégio Estadual Nilo Cairo, foi vereador de Apucarana no início dos anos 70, preparador físico do Apucarana Atlético Clube em 1976, secretário Municipal de Esportes no início da década de 90, e hoje está aposentado.

Já professora Yoshiko, que faz parte da atual equipe municipal de esportes, como técnica esportiva da modalidade de Atletismo por 30 anos, já descobriu talentos da modalidade que competiram a nível nacional e internacional. Além disso, em sua carreira foi técnica da seleção Brasileira – 1992, no Campeonato menores realizado em Assunção – Paraguai; técnica da seleção brasileira no mundial juvenil 1993 – Seul, na Coréia; técnica na seleção Brasileira, no Mundial Adulto Feminino de 1994, no campeonato Ekiden em Seul, na Coréia; técnica da equipe Funilense (SP), no Troféu Brasil de atletismo Rio de Janeiro -1994.

ENTREGA DOS KITS
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer comunica que nesta sexta-feira (25/01), das 8 às 18 horas, no Cine Teatro Fênix, acontece a retirada dos kits para a corrida. “Não haverá intervalo para almoço”, revela Jossuela Pinheiro, secretária Municipal de Esportes e Lazer. Ela pede que os atletas de Apucarana aproveitem o dia para retirar o material, deixando o sábado (26/01) aos inscritos que são de fora da cidade. “Pedimos que os atletas de Apucarana se antecipem, já passem no Cine Teatro nesta sexta-feira e peguem a camiseta, seu número e o chip”, solicita, informando que cada atleta deverá também assinar um termo de responsabilidade.

O mote da “Prova 28” deste ano é “Venha correr em Apucarana, a capital do esporte do Paraná”. Uma realização da Secretaria de Esportes e Juventude da Prefeitura de Apucarana serão distribuídos cerca de R$50 mil de prêmios em dinheiro, além de troféus para os melhores colocados em diversas categorias e medalhas para todos os que concluírem as provas.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber