Facebook Img Logo
  1. Banner

ACIA: Trabalhando a favor do desenvolvimento de Apucarana

.

Presidente da Acia, Jayme Leonel. Foto: Reprodução/Acia
Presidente da Acia, Jayme Leonel. Foto: Reprodução/Acia

Apucarana não era muito mais que um "patrimônio" quando a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) foi criada. Mas naquela época, em 1949, os comerciantes e a classe empresarial já sabiam que uma entidade precisava ser organizada para unir forças e servir como grande ferramenta em favor do desenvolvimento do município. Foi assim que nasceu a Acia, que neste ano completa sete décadas, cinco a menos que Apucarana.  

“A ACIA surgiu praticamente com a criação do município, estamos comemorando nossos 70 anos e Apucarana 75 anos.   Desde então a entidade tem apresentado forte participação nas iniciativas, por conta própria ou de terceiros, que contribuíram para o progresso da comunidade. Como associação empresarial atua como catalisador dos interesses econômicos, culturais e sociais dos seus associados que, por consequência, reflete em toda comunidade. Sob um outro aspecto o prédio da ACIA juntamente com a Catedral são dois ícones que sempre figuram como importantes referências da cidade”, destaca o presidente Jayme Leonel. 

Já nos primeiros anos, a associação se destacou por desencadear uma grande campanha junto às autoridades para a implantação de um sistema eficiente de energia e iluminação através da Usina Hidroelétrica de Salto Grande (SP), quando Apucarana era abastecida por motores a óleo diesel.

A diretoria da ACIA, decidiu pela construção do Edifício Palácio do Comércio, que veio atender a estas necessidades, além de contribuir para o aspecto urbanístico da área central e oferecer 68 salas para o setor de serviços da comunidade. O prédio foi inaugurado no dia 27 de julho de 1978, como símbolo do espírito arrojado e da união da classe empresarial de Apucarana.

CONQUISTAS
Outras lutas importantes da Acia foram o começo dos serviços telefônicos e a preservação do Colégio Agrícola. Em 08 de novembro de 1972, a ACIA conseguiu a criação e instalação da Junta de Conciliação e Julgamento. Na década de 80, a ACIA conseguiu a instalação do Escritório Regional da Junta Comercial. 

Campanhas importantes como a “Chega de Mortes”, que mobilizou forças políticas e empresariais de toda a região em favor da duplicação da rodovia Apucarana a Ponta Grossa.  Em 1992, a ACIA realiza a primeira Feira Ponta de Estoque (Festoque), hoje um dos mais importantes eventos comerciais da região.

No dia 12 de setembro de 1994, nascia em Apucarana o escritório do (Sebrae), em uma sala cedida pela ACIA. Em 1999, foi inaugurado o Shopping Centro Norte, um dos maiores empreendimentos já realizados em Apucarana: 14.100 m2, compreendendo quatro pavimentos.

Em 2001, o empenho da diretoria da ACIA foi decisivo para que se instalasse em Apucarana o Sindicato do Comércio Varejista. O comércio local estava vinculado ao sindicato com sede em Ivaiporã, o que trazia sérios transtornos. No mesmo ano, uma ação foi desencadeada com o objetivo de resgatar o patrimônio da ACIA. Uma área de 14.423 m2, numa transação amigável com o Senai, passou a abrigar o CENTRO MODA, escola técnica na área do vestuário através de um amplo trabalho articulado pela ACIA em convênio com o Ministério da Educação e em 2008, o Centro Moda passou a ser o campus da UTFPR.

Sempre houve atenção especial da entidade para a área do ensino profissionalizante, primeiramente através da Fetap – Fundação de Ensino Técnico, depois através do Centro Moda e atualmente do campus Apucarana da UTFPR.

Em junho de 2004 através do trabalho em conjunto de empresários e ACIA, foi inaugurado o Sicoob Aliança, uma cooperativa de crédito que atende hoje mais de 8.000 cooperados distribuídos em 55 municípios e 17 pontos de atendimento.
 
A ACIA também tem dado importante contribuição na área de segurança. Basta lembrar as Campanhas de Trânsito, lançada com o apoio de várias entidades ao longo de 201, 2015 e 2017, e iniciativas como a ajuda na instalação do Cartório do 10º. BPM e na instalação da sala onde passou a funcionar a 1ª. Companhia de Policiamento, além de câmeras que ajudam no monitoramento do minipresídio e auxílio ao canil municipal.

O projeto Conecta Apucarana, idealizado entidade com apoio da Prefeitura Municipal e em parceria com a UTFPR, UNESPAR, FAP, SEBRAE, SENAI e SCOOB, tem como proposta principal fomentar a inovação na cidade, estimulando a criação de “startups” e novos negócios; criação de incubadoras e o fortalecimento das conexões que contribuem para o desenvolvimento social e econômico da cidade. Através da lei nº 146/2018, que dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, social e ambiental no âmbito do Município de Apucarana.
 
“Nossa missão é representar e fortalecer a classe Empresarial, promovendo o associativismo, através da prestação de serviços e realização de ações que atendam os interesses da comunidade, estimulando o desenvolvimento sustentável local e regional”, destaca o presidente da Acia.  

De acordo com ele, a associação tem como objetivos congregar, defender e representar os interesses da livre iniciativa, empenhando-se no fortalecimento da classe representada; propor ou criar projetos e ou órgãos técnicos visando ao desenvolvimento econômico e social das empresas associadas, do Município, da Região e do Estado do Paraná, de maneira isolada ou em parceria com outras entidades e órgãos públicos e privados, nacionais ou internacionais; propor e promover a interação com os poderes executivo e legislativo do município em assuntos do interesse de seus associados; e organizar, diretamente ou através de parcerias, cursos de treinamento e capacitação profissional, preparação de mão-de-obra, conferências e palestras sobre assuntos de interesse dos associados, funcionários das empresas associadas e público em geral.
 
“Atualmente a ACIA conta com cerca de 1160 associados, oferendo produtos e serviços como o SPC, Certificação  Digital, Nota Fiscal Eletrônica, Certificado de Origem, Centro de Capacitação, Proe – Programa de Estágios, Programa Empreender, Clube de Benefícios, Convênios médicos e universitários”, comenta.
 

Programa empreender
O Programa Empreender visa o fortalecimento das empresas de pequeno e médio porte; incentivo a busca de novos mercados e tecnologias; sensibilização dos empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros; desenvolvimento de lideranças empresariais.

Além disso, a Acia desenvolve eventos e campanhas promocionais como exemplo, a Festoque, que visam promover o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda, desenvolver e fomentar o comércio local, criando oportunidade tanto para os empreendedores quanto para o público em geral, incentivar a participação dos microempreendedores locais em todos os eventos e promover a divulgação dos produtos e serviços das empresas locais.
 
O Prêmio Mérito Empresarial consolidou-se como um ato público de gratidão às empresas apucaranenses que estão jubilando e apresenta-se como um reconhecimento ao espírito empreendedor dos empresários que, enfrentando todas as dificuldades e adversidades, mantêm suas empresas em funcionamento até hoje, gerando emprego e renda e contribuindo de forma direta para fazer de Apucarana um município do qual todos nos orgulhamos. O Mérito Empresarial é também uma forma de fortalecimento do associativismo, caminho que torna todo o segmento empresarial mais unido para a solução de seus problemas.

 
EXPECTATIVAS
Após anos de crise, com reflexos em todas as atividades empresariais, estamos observando um novo momento no país que nos faz pensar positivamente. Com a aprovação recente pelo Poder Público Municipal de lei sobre inovação e pesquisa, vamos dar andamento ao projeto CONECTA, que visa colocar Apucarana no atual momento tecnológico, em busca do conceito de smart city.
Estamos concluindo processo de planejamento organizacional, presente o sentimento que os aspectos econômicos se movimentam positivamente, para, inclusive, retomar a nossa decisão de oferecer aos nossos associados e a comunidade melhores condições de atendimento, inclusive com novas instalações.
 
Como a semente lançada pela ACIA,  com a criação do CENTRO MODA, e que resultou na instalação do campus da UTFPR, cuja expansão observamos diariamente, a entidade registra forte participação, através do Fórum Desenvolve Apucarana, que criou a Câmara do Ensino Superior de Apucarana – CESA, na ampliação do que podemos chamar de polo universitário, com a implantação sistemática de novos cursos.

 

 

 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber