MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Trabalho em família

Para falar do Residencial Cazarin é preciso lembrar do patriarca Ibarale Cazarini (in memoriam), filho de Antonio Casarim e Ana Canavezzi (in memoriam), nascido em Batatais, estado de São Paulo, que veio para Londrina e depois para Apucarana, em meados de

Da Redação

·
Foto: Delair Garcia
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Delair Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.01.2019, 07:00:00 Editado em 27.01.2019, 10:00:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Para falar do Residencial Cazarin é preciso lembrar do patriarca Ibarale Cazarini (in memoriam), filho de Antonio Casarim e Ana Canavezzi (in memoriam), nascido em Batatais, estado de São Paulo, que veio para Londrina e depois para Apucarana, em meados de 1944. Ibarale morou em um sítio, onde hoje está localizada a sede da fazenda, cuja casa ele mesmo construiu em 1952 e onde viveu até os 76 anos.  

continua após publicidade

Ibarale era o mais novo de uma família de seis irmãos: César, Mário, Gabriela, Catarina e Pierina. O empreendedor se casou em 1945, com Rosa Bengosi, filha de Adélio Bengozi e Maria Bote, que nasceu em Tietê, estado de São Paulo, e veio para Cambé e depois para Apucarana em 1948. O casal teve oito filhos, todos nascidos na propriedade que iniciou com um lote de oito alqueires e se transformou, ao longo dos anos e com aquisição de terras vizinhas, em uma fazenda de 42 alqueires.

Depois da morte de Ibarale, em 1993 aos 76 anos, a família resolveu seguir os planos do patriarca e conseguir dar início a um loteamento. Os irmãos Antônio e Francisco dão início, em 1999, ao Residencial Cazarin 1. “O Residencial Cazarin se transformou num divisor de águas para Apucarana, mudando o conceito de se cortar terras, fazer ruas e vender, para ser um empreendimento com todas as qualidades que um ser humano merece ter no seu lugar para viver”, comenta Inês Cazarin. 

Trabalho em família
Foto por Reprodução

(Patriarca Ibarale Cazarini (in memoriam)

continua após publicidade


O primeiro lote vendido no Residencial 1, foi o de nº 23 da quadra 14, localizado na Rua Ilson Aparecido da Silva e vendido para Osvaldo Pires, em 1999. A primeira casa construída no local foi da família de Fernando Martinez de Freitas e Silvana Resende de Freitas, onde vivem até hoje. A avenida principal do residencial se chama Antonio Cazarin, uma homenagem ao pai de Ibarale, que hoje também homenageia o neto   Antonio Cazarin, que ficou conhecido como Toninho e faleceu um acidente em 1999.  

“Querido por todos, sempre presente em todas as obras que se levantaram no residencial, cuidou com esmero e carinho do espaço, como se fosse o Jardim de sua casa”, conta Inês. O irmão mais velho, Nelson Cazarin (em memória), segundo Inês, também não mediu esforços para dar continuidade ao trabalho já iniciado. “É um trabalho em família e queremos dar continuidade a tudo que foi feito até hoje”. 

De volta, já há três anos lutando e enfrentando a mais árdua tarefa de dar continuidade aos empreendimentos da Família Cazarin, Francisco Cazarin, agora acompanhado de suas irmãs Bernadete e Maria Inês na administração do Residencial Cazarin 1, iniciam a empreitada de abrir novo residencial, o residencial Cazarin 2, com a mesma qualidade e o mesmo respeito à população apucaranense. 



 

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Trabalho em família"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!