Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Educação a distância cresce a passos largos em Apucarana e no Brasil

.

Foto: TNOnline
Foto: TNOnline

A educação a distância (EAD) vem, a cada ano, ganhando mais espaço como porta de entrada para o ensino superior de muitos brasileiros. Para se ter uma ideia do crescimento da modalidade, o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação em setembro, aponta cerca de 1,7 milhão de brasileiros estudando através da educação a distância, representando 21% das matrículas totais do ensino superior no Brasil. Em 2006, esse número era de apenas 4,2%.

Em Apucarana, a educação a distância é ofertada pelo polo da Unicesumar, que atua na cidade desde 2008. A unidade conta com oito salas de aula, contando com uma sala invertida para os cursos de engenharia, auditório, laboratório de informática,  biblioteca, estacionamento próprio, com 14 colaboradores  e 1.400 alunos matriculados.

(Laboratório de informática da Unicesumar Apucarana. Foto: TNOnline)

“Temos uma atuação muito presente no município de Apucarana, com mais de 500 profissionais formandos ao longo destes anos, acreditamos fomentar a economia do município e contribuir com profissionais de ponta. Somos por 08 anos consecutivos IGC 4 (Índice geral dos cursos)  na avaliação do MEC”, destaca   a coordenadora do polo de Apucarana da Unicesumar, Luciana Francisca da Silva.  

(Coordenadora do polo de Apucarana da Unicesumar, Luciana Francisca da Silva. Foto: TNOnline)

Neste ano, a Unicesumar traz para Apucarana quatro novos cursos na área de licenciatura: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Filosofia e Sociologia. Três novas graduações tecnólogas: Produção Cervejeira, Segurança Alimentar e Segurança Privada. E com a metodologia híbrida (a junção do melhor do EAD com o melhor Presencial) e mais três cursos na área da saúde: Estética e Cosmetologia, Podologia, Terapias Integrativas e Complementares. 

“Apucarana é um polo referencial para Unicesumar onde a população sempre nos recebeu com muito carinho. Parabenizamos todos apucaranenses pelos 75 anos do município”, destaca a coordenadora. 


Vantagens de investir na educação a distância
“Muitos fatores colaboram para o crescimento da educação a distância. Os avanços tecnológicos, a qualidade de ensino, a rotina agitada, a importância da profissionalização e capacitação em um mercado de trabalho competitivo são alguns deles”, afirma Janes Fidélis, pró-reitor de Ensino da EAD Unicesumar.

A Flexibilidade de horários, autonomia e preço mais acessível estão entre as principais vantagens para quem opta por essa modalidade. É o caso da estudante de Design de Interiores, Rebeca Panaro Scarpeline, que encontrou, na EAD, o caminho para conciliar trabalho e estudo. “Eu sempre me interessei pelo design, porém não poderia deixar de trabalhar para me dedicar a essa área. Assim, encontrei na EAD o caminho ideal. Hoje consigo organizar meu tempo entre estudos, trabalho e cuidados com a minha família. Além disso, a interação com estudantes de todo o Brasil permite uma troca cultural muito rica para o aprendizado”, conclui Rebeca.

A EAD também vem conquistando seu devido espaço no cenário empresarial. Para o professor Luciano Santana, coordenador do curso de Recursos Humanos da EAD Unicesumar, profissionais formados através da educação a distância desenvolvem habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho. “As empresas estão, cada vez mais, exigindo colaboradores que são proativos, responsáveis, disciplinados e organizados com seu tempo. E essas são características desenvolvidas por estudantes da modalidade a distância”, analisa o coordenador.

Qualidade de ensino
Por oito anos consecutivos, a Unicesumar mantém nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala de 1 a 5. Esse é o principal índice de avaliação das instituições de ensino superior do Brasil, realizado anualmente pelo Ministério da Educação. Instituições classificadas com notas 4 e 5 estão no patamar de excelência. Na Unicesumar, o corpo docente é formado por mais de 800 professores, sendo 80% mestres e/ou doutores. A Unicesumar também está entre os 10 maiores grupos educacionais privados do país.

“Esses resultados de excelência não são pelo acaso, mas sim, fruto de planejamento, monitoramento e melhoria contínua nos processos de transmissão do conhecimento para nossos estudantes”, afirma o reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva.

 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber