Deficiente visual participa da Corrida 28 de Janeiro e vence desafios - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

    Apucarana

    Deficiente visual participa da Corrida 28 de Janeiro e vence desafios

    Carlinhos tem 52 anos e é cedo há 23.
    Foto por
    Escrito por NATHALIE BAGATINI
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    Jose Carlos Santos, mais conhecido como Carlinhos, é um apucaranense de 52 anos, fisioterapeuta, praticante de atividade física e o que pouca gente imaginaria, deficiente visual. Há 23 anos Carlinhos ficou totalmente cego em decorrência de um glaucoma, e o que poderia se tornar uma dificuldade virou uma motivação.

    Há alguns anos, em busca de uma vida mais saudável, Carlinhos começou a fazer atividades físicas e a corrida ganhando sua atenção. Há três anos ele participou da primeira Corrida 28 de Janeiro, e desde então é presença garantida em todas outras, bem como a deste ano.

    A ideia de competir surgiu após a atividade física virar um hobby em sua vida. Com ganhos na saúde, Carlinhos passou a se dedicar aos treinos, até que resolveu se arriscar nesse novo desafio.

    “Cada ano que passa eu consigo diminuir o meu tempo, e tenho me preparado cada vez mais para isso”, afirma ele que corre a modalidade 5 quilômetros.  Para correr, Carlinhos conta com um guia que o acompanha todo trajeto. “Através de uma cordinha que vai no braço de cada um, vamos correndo lado a lado, e ele vai me alertando também dos obstáculos”, explica.

    Ao ser questionado sobre as dificuldades diante da sua limitação, Carlinhos esbanjou confiança e positividade. “A dificuldade é quando eu não consigo ir, aí eu fico chateado”.

    Já acumulando oito troféus e algumas medalhas, resultado de suas classificações nas corridas, Carlinhos segue firme no seu propósito. “Se a gente não fizer nada, o que seria da gente, como deficiente ou qualquer outra pessoa? Temos que ser firmes, fortes e perseverantes nos nossos ideais”, aconselha. 

    TNTV
    TNTV

    Covid-19: profissionais de saúde alertam para riscos da automedicação

    Deixe seu comentário sobre: "Deficiente visual participa da Corrida 28 de Janeiro e vence desafios"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.