MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Ortodoxos ucranianos comemoram o Natal; decreto dá independência em relação à igreja da Rússia

A comunidade ortodoxa ucraniana comemora nesta segunda-feira, dia 7 de janeiro, o nascimento de Jesus e a independência da Igreja Ortodoxa da Ucrânia.Em Apucarana, está prevista celebração religiosa com orações na Igreja Ortodoxa Ucraniana Proteção da San

Da Redação

·
Patriarca ecumênico Bartolomeu I assinou o decreto que marca a separação da Igreja Ortodoxa da Ucrânia em relação à da Rússia - Foto: Reprodução/Emrah Gurel AP/El País
Icone Camera Foto por Reprodução
Patriarca ecumênico Bartolomeu I assinou o decreto que marca a separação da Igreja Ortodoxa da Ucrânia em relação à da Rússia - Foto: Reprodução/Emrah Gurel AP/El País
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.01.2019, 08:51:00 Editado em 07.01.2019, 12:48:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A comunidade ortodoxa ucraniana comemora nesta segunda-feira, dia 7 de janeiro, o nascimento de Jesus e a independência da Igreja Ortodoxa da Ucrânia.

continua após publicidade

Em Apucarana, está prevista celebração religiosa com orações na Igreja Ortodoxa Ucraniana Proteção da Santíssima Mãe de Deus, situada à Rua Oreslau Saviski n° 393, em área limítrofe entre o Jardim São Pedro e o bairro da Igrejinha, na zona sul da cidade. 

A diferença da data do Natal Ortodoxo em relação ao Ocidente se deve a diferença de calendário adotado. Os ortodoxos seguem o calendário Juliano e os católicos o calendário Gregoriano, por isso há diferença nas datas.

continua após publicidade
Ortodoxos ucranianos comemoram o Natal; decreto dá independência em relação à igreja da Rússia
Foto por Reprodução

Foto: Reprodução/imagem ilustrativa

Independência
Bartolomeu I, patriarca ecumênico de Constantinopla — que atua como 'primus inter pares' entre as comunidades ortodoxas do mundo —, assinou no sábado (5) em Istambul o tomos (decreto) que concede à Igreja Ortodoxa da Ucrânia a independência em relação à Igreja Ortodoxa da Rússia. 

Ambas estavam unidas desde 1686, e a hierarquia ortodoxa de Moscou respondia às tentativas de separação com uma férrea oposição. Epifânio, líder da recém-criada Igreja Ortodoxa autocéfala da Ucrânia, rejeitou as acusações de que a concessão da autocefalia se deva a motivos políticos, afirmando que seu país “seguiu nessa direção nos últimos 30 anos”. A busca da separação se intensificou depois que a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia, em 2014, e com o apoio de Moscou às milícias separatistas no leste da Ucrânia.

continua após publicidade

A assinatura ocorreu na Catedral de São Jorge, sede do Patriarcado de Constantinopla, na margem do Chifre de Ouro e com as presenças de Epifânio e do presidente ucraniano, Petro Poroshenko. O mandatário havia dito que a “autocefalia é um acontecimento de uma importância similar à da aspiração de ingressar na União Europeia e na OTAN”. 

CONTROVÉRSIA
Seus críticos o acusaram de promover o cisma com fins eleitorais, dada a sua baixa popularidade e a proximidade das eleições presidenciais, previstas para março. Um dos porta-vozes do Patriarcado de Moscou, Vladimir Legoida, declarou neste sábado, em seu canal do serviço de mensagens Telegram, que o tomos assinado “carece de valor canônico”.

Com informações do El País

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Ortodoxos ucranianos comemoram o Natal; decreto dá independência em relação à igreja da Rússia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!