Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Projeto vai modernizar o Mercado Municipal

.

Com 56 anos de história, o Mercado Municipal de Apucarana passará por um processo de modernização. O projeto inicial, que foi elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), foi apresentado nesta quinta-feira (03/01) ao vice-prefeito Junior da Femac.

A modernização prevê a regularização do piso existente, novas fachadas, mezanino com área gastronômica, nova modulação das lojas fixas, mais vagas de estacionamento, acessibilidade e nova infraestrutura (água, gás e esgoto), além dos tradicionais espaços de hortifruti e artesanato.

O projeto foi avaliado por um grupo de trabalho composto, além de arquitetos e setor de engenharia do Idepplan, por Nicolai Cernescu Junior, secretário municipal de Gestão Pública, Paulo Vital, procurador Jurídico do Município, e pelo secretário-chefe de Gabinete, Laércio de Morais. Também acompanharam a análise do projeto os vereadores Francisley Poim e Marcos da Vila Reis.

A pedido do prefeito Beto Preto, a equipe do Idepplan vem trabalhando no projeto desde o segundo semestre de 2018, sob a supervisão do secretário municipal de Obras, o engenheiro Herivelto Moreno. “Nesta reunião de trabalho analisamos em conjunto o projeto, que agora está na fase de aprimoramento. Várias sugestões foram dadas e dentro de 15 dias teremos o projeto definitivo”, prevê Junior da Femac.

Entre as sugestões feitas, o vice-prefeito cita a criação de uma praça de alimentação, instalação de lotérica, ponto de atendimento da Prefeitura e uma iluminação diferenciada para o espaço. “O projeto está sendo desenvolvido pensando em segurança, acessibilidade, mobilidade, fácil manutenção, vigilância sanitária e integração com o Terminal Urbano”, pontua, afirmando que parte dos recursos para viabilizar a modernização virá do caixa municipal e o restante será buscado junto aos governos estadual e federal.

O projeto de modernização tem como referência o Mercado Municipal de Curitiba. “A nossa equipe visitou aquele espaço, que coincidentemente foi construído pela mesma empresa que no início da década de 60 projetou o Mercado Municipal de Apucarana”, lembra Junior da Femac, citando os arcos em madeira que marcaram a arquitetura daquela época e que serão preservados.

Além de preservar as características históricas do prédio, que tem área de cerca de 3 mil metros quadrados, o projeto promoverá a integração com o Terminal Urbano que centraliza o transporte coletivo de passageiros. “É um espaço histórico, tradicional, com grande fluxo de pessoas e que já tem uma clientela. No caso dos feirantes, muitos já estão na terceira geração. O avô iniciou a atividade, que teve sequência com o filho e agora com o neto. Por isso, temos um carinho muito especial por este espaço”, frisa o vice-prefeito.

Junior da Femac tranquiliza os feirantes que atuam no local, afirmando que serão criados espaços para que todos tenham a oportunidade de continuar a atividade. “Todos os que estão hoje no Mercado Municipal, tanto os que se dedicam ao hortifruti quanto quem está nas lojas e no artesanato, terão a oportunidade de continuar”, assegura Junior da Femac.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber