MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Sanepar investe em novos equipamentos para região de Apucarana

Cerca de R$ 3 milhões foram investidos pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) na compra de veículos para a manutenção preventiva de sistemas de esgoto e reforço do abastecimento na região de Apucarana. Nos últimos meses, foram adquiridos nove ve

Da Redação

·
Novos veículos da Sanepar: maior eficiência operacional para região de Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Novos veículos da Sanepar: maior eficiência operacional para região de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.12.2018, 14:16:00 Editado em 19.12.2018, 14:18:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cerca de R$ 3 milhões foram investidos pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) na compra de veículos para a manutenção preventiva de sistemas de esgoto e reforço do abastecimento na região de Apucarana. Nos últimos meses, foram adquiridos nove veículos equipados para serviços de manutenção na rede coletora, sucção e transporte de lodo de esgoto e transporte de água potável. Esses últimos são usados durante paradas programadas e emergenciais no abastecimento.

continua após publicidade

 
A Regional da Sanepar tem, agora, um caminhão de sucção, com capacidade para 12 mil litros, com o objetivo de melhorar a eficiência e cumprir os índices de conformidade de esgoto e de remoção de lodo das estações de tratamento de esgoto (ETEs) e um caminhão caçamba para o transporte de lodo até as Unidades de Gerenciamento de Lodo (UGLs), instaladas em Ivaiporã e Apucarana. Esse veículo também está sendo utilizado para transportar lodo higienizado para propriedades cadastradas no Programa de Uso Agrícola para o Lodo de Esgoto.
 
Também foram adquiridos dois caminhões combinados, equipados com hidrojateadores e com sucção a vácuo. Os veículos já estão cumprindo cronograma de manutenção preventiva e corretiva da rede coletora de esgoto nos oito sistemas instalados na região. Estão sendo beneficiadas as cidades de Apucarana, Ivaiporã, Jandaia do Sul, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Faxinal, Rosário do Ivaí e Marilândia do Sul.
 
“Antes tínhamos um único veículo que atendia toda a Regional e não avançávamos no cronograma de manutenção preventiva, pois temos quase 850 quilômetros de rede. Agora, vamos conseguir equilibrar os volumes de lodo distribuídos entre as nove estações de tratamento de esgoto existentes. Temos aproximadamente 360 mil litros por mês de lodo para transportar e em breve teremos uma nova centrífuga na ETE Biguaçu. Isto tudo vai otimizar o preparo do lodo para a agricultura”, comenta o gerente regional Luiz Carlos Jacovassi. “A projeção para 2019 é distribuir mil toneladas de lodo para agricultores do Vale do Ivaí”, destaca.
 
O gerente conta que os caminhões serão utilizados, ainda, durante interrupções no fornecimento de energia e durante manutenções das estações elevatórias, sugando o esgoto e levando para tratamento em local adequado. “No passado, esses serviços eram realizados via contratação de terceiros. O único caminhão próprio rodava em média 2.300 km no mês para atender sistemas como Rosário do Ivaí, distante 145 km da nossa sede. Os veículos novos e próprios nos ajudam a melhorar a eficiência operacional dos sistemas e a garantir a preservação do meio ambiente”, ressalta.
 
A Regional recebeu ainda duas Unidades Móveis Operacionais (UMOs), uma equipada para controlar os parâmetros do esgoto que chega e que sai das estações e outra para análises de controle de qualidade da água produzida e distribuída.
 
“Estes equipamentos chegaram em boa hora, já que estamos implantando sistema de esgotamento sanitário nos município de Califórnia, Lunardelli e Jardim Alegre e estamos caminhando para indicadores acima de 80% nos municípios já atendidos”, comemora Jacovassi.
 
Ele lembra que, para reforçar o abastecimento emergencial de clientes como hospitais, escolas, creches e asilos, durante paradas programadas ou emergenciais no abastecimento de água, foram adquiridos três caminhões-pipa.
 
A Regional de Apucarana é responsável por 43 sistemas, sendo 24 sedes municipais e 19 distritos. Ao todo são cerca de 119 mil imóveis atendidos com água tratada e mais de 53 mil com coleta e tratamento de esgoto. A Companhia gera 324 empregos, entre diretos e indiretos, na região.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Sanepar investe em novos equipamentos para região de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!