Apucarana

Prefeitura conclui ligação “Araucária – Ponta Grossa”

Da Redação ·
Prefeitura conclui ligação “Araucária – Ponta Grossa”
Prefeitura conclui ligação “Araucária – Ponta Grossa”

Empresa terceirizada, em parceria com operários da Secretaria de Obras da Prefeitura de Apucarana, executou nesta quarta-feira (12/12) a concretagem de calçada da via de ligação entre o Residencial Araucária e o Jardim Ponta Grossa. A nova rua, executada recentemente nas proximidades da Rua Ricardo Belezi (Araucária) até a Rua Rafael Sorpile (Ponta Grossa), foi idealizada pela administração municipal dentro do Programa Interbairros para dar uma segunda alternativa de acesso e saída aos moradores, em especial do Residencial Araucária que, até então, tinham como única forma de acesso ao bairro a rodovia BR-369, na altura do Monumento ao Boné (Bonezão).

continua após publicidade

“Apucarana tem hoje uma gestão que preza pelo mandato popular. Ouvimos o cidadão do bairro ao centro e a abertura desta nova rua atende a uma necessidade colhida junto aos moradores. O asfalto foi muito bem executado, em um total de 2.200 metros quadrados de pavimento, as galerias de drenagem pluvial também foram feitas para atender a demanda e, agora, estamos executando acessibilidade aos pedestres, com a construção da calçada e rampas de acesso”, informou o prefeito Beto Preto (PSD).

A obra de ligação asfáltica contabilizou investimento na ordem de R$280 mil. Cerca de R$15 mil estão sendo empregados na construção das calçadas. O responsável pela empreitada e diretor do Departamento Municipal de Obras, Helligtonn Gomes Martins (Tom), explica como os serviços estão sendo feitos. “É uma parceria com a empresa terceirizada. Nossos operários estão atuando no acabamento da calçada, realizando o trabalho de alisamento do concreto”, informou Tom.

continua após publicidade

A pedido do prefeito Beto Preto, todos os detalhes de acessibilidade e urbanização estão sendo respeitados. “Também construímos rampas de acessibilidade nas entradas e saídas, em ambos os lados da rua, bem como plantamos 40 mudas de árvores para garantir sombra futura aos pedestres”, relata o diretor.

A iluminação pública foi outro ganho para o bairro. “Que precisar passar pelo local na parte da noite terá toda a segurança de uma iluminação eficiente”, anunciou Tom. Segundo ele, a “cereja do bolo” será colocada apenas daqui alguns dias. “Será o plantio de grama envolvendo a calçada, que só será possível assim que a chuva voltar. Optamos por não colocar agora devido ao tempo muito seco, sob risco de perdermos todo o investimento”, concluiu o responsável pela execução dos trabalhos.

Próximos locais – A equipe de construção de calçadas da prefeitura já tem outros serviços na agenda. “O prefeito Beto Preto nos solicitou e já estão na nossa lista de ação execução de passeio em duas praças. Primeiro deveremos ir até o Distrito de Pirapó, na pracinha central. Posteriormente, iremos na praça da igreja católica do Núcleo Marcos Freire”, comunicou Helligtonn Gomes Martins (Tom), diretor do Departamento de Obras da Prefeitura de Apucarana.

Investimento – Desde 2013, a prefeitura já executou cerca de 100 quilômetros de passeios em diversos bairros e distritos. São obras em praças, defronte a prédios públicos (escolas, unidades de saúde, centros de educação infantil, entre outros) e a residências, através do projeto “Calçada Solidária”, onde equipes de operários da prefeitura trabalharam em parceria com os moradores.

Tags relacionadas: #Araucária #Ponta Grossa