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Procon Apucarana faz cadastramento para renegociação de dívidas bancárias

A partir desta terça-feira (11/12) até o dia 20 de dezembro, o Procon Apucarana estará realizando o cadastramento de consumidores para o mutirão online de renegociação de dívidas. Cerca de 50 instituições financeiras participam do evento, que acontecerá e

Da Redação

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Procon Apucarana faz cadastramento para renegociação de dívidas bancárias
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Procon Apucarana faz cadastramento para renegociação de dívidas bancárias
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.12.2018, 14:45:00 Editado em 10.12.2018, 14:48:13
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A partir desta terça-feira (11/12) até o dia 20 de dezembro, o Procon Apucarana estará realizando o cadastramento de consumidores para o mutirão online de renegociação de dívidas. Cerca de 50 instituições financeiras participam do evento, que acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos “CONSUMIDOR.GOV.BR”. Após finalizado o registro, a instituição terá 10 dias para apresentar proposta ou resposta ao consumidor.

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O diretor do Procon Apucarana, advogado José Carlos Balan, lembra que muitos consumidores endividados, por constrangimento, deixam de procurar os bancos ou financeiras para negociar seus débitos. “Atualmente, 61,7 milhões de pessoas estão endividadas no país e esta é mais uma oportunidade oferecida pelo sistema financeiro em negociar dívidas com seus clientes”, relata o diretor. Ele destaca que “o endividamento tem diversas causas, mas a grande maioria está relacionada ao desemprego”.

Conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, divulgados em agosto de 2018, os mais pobres ainda são os que mais devem, mas é entre as famílias de maior renda que a inadimplência tem resistido. Enquanto o porcentual de famílias de menor renda com dívidas pendentes caiu de 29%, em julho de 2017, para 26,7%, agora, no grupo com renda superior a dez salários mínimos, o índice de inadimplentes alcançou 10,8%, ante 10,6% do mesmo mês do ano passado.

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COMO PARTICIPAR – Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES
BANCO DO BRASIL
Banco do Brasil S.A.
BB Administradora de Consórcios S.A.
Brasil Veículos Companhia de Seguros
Brasilcap Capitalização S.A.
Brasilprev Seguros e Previdência S.A.
Companhia de Seguros Aliança do Brasil
Mapfre Seguros gerais S.A.

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BANCO BRADESCO
Banco Bankpar S.A.
Banco Bradescard S.A.
Banco Bradesco Cartões S.A
Banco Bradesco Financiamentos S.A.
Banco Bradesco S.A.
BP Promotora de Vendas Ltda.
Bradesco Adm. de Consórcio Ltda.
Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros
Bradesco Capitalização S.A.
Bradesco Leasing S.A. – Arrendamento Mercantil
Bradesco Saúde S.A.
Bradesco Seguros S.A.
Bradesco Vida e Previdência

CAIXA ECONOMICA FEDERAL
Caixa Capitalização S.A.
Caixa Consórcios S.A. Administradora De Consórcios
Caixa Econômica Federal
Caixa Seguradora Especializada Em Saúde S.A.
Caixa Seguradora S.A.
Caixa Vida e Previdência S.A.

BANCO ITAÚ UNIBANCO
Banco Credicard S.A.
Banco Itaú Unibanco S.A.
Banco Itaú Veículos S.A.
Banco Itaucard S.A.
Banco Itauleasing S.A.
Cia Itaú de Capitalização
FAI – Financeira Itaú Americanas S.A.
Hipercard Banco Múltiplo S.A.
Itaú Administradora de Consórcio Lltda.
Itaú Consignado
Itaú Seguros Auto e Residência S.A.
Itaú Seguros S.A.
Itaú Unibanco Administradora de Consórcio Lltda.
Itaú Unibanco S.A.
Luizacred S.A S.C. Cred. Fin. Inv

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BANCO SANTANDER
Banco Santander (Brasil) S.A.
Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento S.A

BANCO VOTORANTIM
BV Financeira S.A – CFI
BV Leasing Arrendamento Mercantil S.A
Banco Votorantim S.A

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SOROCRED – CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S/A

BANCO CARREFOUR

BANCO BMG

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BANCO AGIBANK – AGIPLAN

CREFISA S.A CREDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTOS

CREDIARE

BANCO CETELEM

Mais informações – A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor fica na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 424 – Sala 1 – Centro – CEP: 86800-230 – Apucarana-PR – TELEFAX: (43) 3425-2034 – 0800-643-6400 – E-mail: proconapucarana@gmail.com – procon@apucarana.pr.gov.br

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