Apucarana

Registro de engenheiros cresce 65% na região de Apucarana

Da Redação ·
​ Comemorada nesta terça-feira, profissão está presente em 102 segmentos de atividades no País; registro profissional em Apucarana cresceu acima do Estado.
​ Comemorada nesta terça-feira, profissão está presente em 102 segmentos de atividades no País; registro profissional em Apucarana cresceu acima do Estado.

No concreto, na alimentação ou no campo. Na gestão da eletricidade, nas florestas, na mecânica ou nos mapas. O que tantas áreas diferentes podem ter em comum? A resposta é a profissão do Engenheiro, comemorada nesta terça-feira (11) com grandes perspectivas e responsabilidades na construção da sociedade. 

continua após publicidade

Segundo dados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), o número de profissionais registrados no Estado passou de 55 mil para 83 mil em oito anos, representando um aumento de 50%. No mesmo período, o crescimento de registros de Engenheiros foi ainda maior na Regional de Apucarana, onde saltou de 1.341 para 2.219 entre 2010 e 2018, resultando em um aumento de 65%. 

“Tudo aquilo que utilizamos no dia a dia passa pela mão do Engenheiro. Alimentação, meios de transporte, ítens de segurança, de saúde vestuário, entre outros. É considerada a profissão do futuro que está no caminho do desenvolvimento sustentável, já que algumas das grandes transformações apontadas como essenciais pela ONU - como descarbonização da energia, uso sustentável do solo e desenvolvimento de cidades sustentáveis - são do seu campo de estudo”, destaca o gerente regional do Crea-PR, Engenheiro Civil Jeferson Antônio Ubiali.

continua após publicidade

De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a profissão é responsável pelo maior número de títulos no Brasil. Ao todo são 102, distribuídos em oito modalidades. 

Ubiali lembra também do papel das universidades com a “interiorização” do ensino na formação dos novos profissionais. “Isso tem aproximado o novo Engenheiro da realidade local.. Essa proximidade forma mais profissionais interessados em atuar em diversas áreas da Engenharia em nossa região,”, analisa o gerente regional de Apucarana. 

Dia do Engenheiro
Comemorado nesta terça-feira (11 de dezembro), o Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei no 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa a profissão. 

continua após publicidade

Para exercer a profissão no Paraná, o engenheiro deve ser registrado no Crea, que é subordinado ao Confea, órgãos responsáveis pela fiscalização do exercício da Engenharia. 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais e empresas das áreas das engenharias, agronomias e geociências. 

Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização profissional, primando sempre pela qualidade na prestação dos serviços prestados.