Direção, alunos e estudantes do Colégio Estadual Polivalente (CEPA), situado no Jardim Paulista, na zona sul de Apucarana, iniciaram uma campanha pelas redes sociais com o objetivo de arrecadar recursos para ajudar a aluna Maria Gabriela. Ela tem 12 anos, é aluna do sexto ano e cega.
De acordo com professores, Maria Gabriela aina não domina totalmente a linguagem braille, apenas ouve as aulas. Para ter melhores condições de avançar nos estudos e na vida social, a menina precisa de algumas adaptações e acessibilidade.
"Por essa razão estamos fazendo uma campanha para ajudá-la a comprar um aparelho chamado OrCam, com a finalidade de proporcionar autonomia à pessoa portadora de deficiência visual. O equipamento utiliza tecnologia de Inteligência Artificial e transforma textos em áudio, possibilitando reconhecimento de rostos, cédulas de dinheiro entre outros benefícios. Desta forma, Maria Gabriela poderá fazer os trabalhos escolares de maneira autônoma, além de ter acesso à informação de forma mais igualitária", diz trecho de nota divulgada na página do Colégio Estadual Polivalente no Facebook .
O aparelho
O OrCam já é utilizado, por exemplo, em bibliotecas públicas da cidade de São Paulo. O aparelho custa R$ 19 mil no Brasil. "Abrimos uma conta em nome da mãe da aluna para receber as doações e viabilizar a compra. A equipe do colégio acompanhará a arrecadação, a compra e o manuseio do equipamento", acrescenta a nota.
Informações mais detalhadas sobre a campanha para ajudar a estudante Maria Gabriela podem ser obtidas com Rejane Alves, pelo fone (43) - 99904-6485
Conta para doações
Banco do Brasil
Agência 0355-7
Conta poupança 87.063-3
Variação 51
Maria de Lurdes da Silva
CPF: 71447075900
Deixe seu comentário sobre: "Colégio faz campanha para ajudar aluna de 12 anos deficiente visual a comprar aparelho de R$ 19 mil "