Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Iluminação natalina precisa ser instalada com segurança, alerta CREA

.

Residência em Apucarana com decoração natalina.
Residência em Apucarana com decoração natalina.

As luzes natalinas iluminam as noites de dezembro no comércio, nos prédios públicos e nas residências. Mas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) recomenda cuidados para quem quiser participar da tradição natalina. Além disso, o órgão também irá fiscalizar as instalações elétricas neste mês de dezembro para garantir a segurança. 

Conselheiro da Regional do Crea Apucarana, o Engenheiro Eletricista Ricardo Toyama explicou que os cuidados vão desde as pequenas instalações nas árvores de Natal dentro das residências até as grandes iluminações nas fachadas de lojas. 

Nas casas, ele disse que existe risco de choque elétrico por conta das iluminações em corrente alternadas (127 V e 220 V) e a fiação fina das pequenas lâmpadas e recomendou, principalmente, cuidado com as crianças. “É importante desligar a iluminação da tomada quando não for utilizar o equipamento e não se deve ligar diversos aparelhos nos adaptadores como T”, aconselhou. 

Já as instalações em prédios e fachadas precisam de um acompanhamento profissional para cálculo da carga, reforço dos disjuntores e outros dimensionamentos técnicos, que podem evitar acidentes graves. “Curto- circuito ou sobrecarga de disjuntores podem provocar incêndios. Além disso, a fiação exposta pode energizar a própria estrutura metálica”, alertou. 

Na última quarta-feira (5), foi comemorada a chegada do Papai Noel em Apucarana na Praça Rui Barbosa. A programação cultural na cidade segue até 18 de dezembro, com corais, espetáculos de dança, teatro e concurso de decoração natalina. 

FISCALIZAÇÃO
As fiscalizações do Crea-PR em estruturas natalinas se intensificam no final do ano. O objetivo é checar in loco se elas estão em conformidade com os regulamentos legais e se estão sendo devidamente acompanhadas por
profissionais habilitados, ou seja, Engenheiros Civis, Eletricistas ou Mecânicos. 

O gerente regional do Crea Apucarana, Jeferson Antônio Ubiali, ressaltou que desde municípios até lojistas que querem fazer uma decoração, devem procurar um responsável técnico, uma empresa ou engenheiro habilitado pelo Crea-PR, pois mesmo as situações menos complexas podem provocam prejuízos e danos materiais e até colocar em risco algumas vidas. 

“Independentemente da demanda, pequenas ou grandes decorações, sempre é importante ter a presença de um profissional para acompanhar o serviço. Ele vai antecipar os problemas, ele vai verificar o que já existe e se é possível sobre mais um acréscimo na carga e isso vai garantir a eficiência do sistema. Isso é fundamental para não trazer riscos para quem instalou ou para os visitantes”, alertou.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber