MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Iluminação natalina precisa ser instalada com segurança, alerta CREA

As luzes natalinas iluminam as noites de dezembro no comércio, nos prédios públicos e nas residências. Mas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) recomenda cuidados para quem quiser participar da tradição natalina. Além disso,

Da Redação

·
Residência em Apucarana com decoração natalina.
Icone Camera Foto por Reprodução
Residência em Apucarana com decoração natalina.
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.12.2018, 10:07:00 Editado em 06.12.2018, 11:11:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As luzes natalinas iluminam as noites de dezembro no comércio, nos prédios públicos e nas residências. Mas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) recomenda cuidados para quem quiser participar da tradição natalina. Além disso, o órgão também irá fiscalizar as instalações elétricas neste mês de dezembro para garantir a segurança. 

continua após publicidade

Conselheiro da Regional do Crea Apucarana, o Engenheiro Eletricista Ricardo Toyama explicou que os cuidados vão desde as pequenas instalações nas árvores de Natal dentro das residências até as grandes iluminações nas fachadas de lojas. 

Nas casas, ele disse que existe risco de choque elétrico por conta das iluminações em corrente alternadas (127 V e 220 V) e a fiação fina das pequenas lâmpadas e recomendou, principalmente, cuidado com as crianças. “É importante desligar a iluminação da tomada quando não for utilizar o equipamento e não se deve ligar diversos aparelhos nos adaptadores como T”, aconselhou. 

continua após publicidade

Já as instalações em prédios e fachadas precisam de um acompanhamento profissional para cálculo da carga, reforço dos disjuntores e outros dimensionamentos técnicos, que podem evitar acidentes graves. “Curto- circuito ou sobrecarga de disjuntores podem provocar incêndios. Além disso, a fiação exposta pode energizar a própria estrutura metálica”, alertou. 

Na última quarta-feira (5), foi comemorada a chegada do Papai Noel em Apucarana na Praça Rui Barbosa. A programação cultural na cidade segue até 18 de dezembro, com corais, espetáculos de dança, teatro e concurso de decoração natalina. 

FISCALIZAÇÃO
As fiscalizações do Crea-PR em estruturas natalinas se intensificam no final do ano. O objetivo é checar in loco se elas estão em conformidade com os regulamentos legais e se estão sendo devidamente acompanhadas por
profissionais habilitados, ou seja, Engenheiros Civis, Eletricistas ou Mecânicos. 

continua após publicidade

O gerente regional do Crea Apucarana, Jeferson Antônio Ubiali, ressaltou que desde municípios até lojistas que querem fazer uma decoração, devem procurar um responsável técnico, uma empresa ou engenheiro habilitado pelo Crea-PR, pois mesmo as situações menos complexas podem provocam prejuízos e danos materiais e até colocar em risco algumas vidas. 

“Independentemente da demanda, pequenas ou grandes decorações, sempre é importante ter a presença de um profissional para acompanhar o serviço. Ele vai antecipar os problemas, ele vai verificar o que já existe e se é possível sobre mais um acréscimo na carga e isso vai garantir a eficiência do sistema. Isso é fundamental para não trazer riscos para quem instalou ou para os visitantes”, alertou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Iluminação natalina precisa ser instalada com segurança, alerta CREA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!