Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Beto Preto comemora elevação do Corpo de Bombeiros 

.

Decreto estadual promoveu o 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Apucarana (SGBI) a 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana (Foto: Edson Denobi)
Decreto estadual promoveu o 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Apucarana (SGBI) a 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana (Foto: Edson Denobi)

Ao lado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Edmilson Barros, do Coronel Antônio Zanata Neto, representante do comando da Polícia Militar do Paraná e do Coronel Adílson Castilho Casitas, que representou a governadora do Estado do Paraná, o prefeito Beto Preto (PSD) prestigiou na noite desta terça-feira (04/12), no quartel central, solenidade que oficializou a elevação do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Apucarana (SGBI) a 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana. A ascensão da unidade, que na prática representa um avanço nas questões operacionais, administrativas e de prevenção, foi viabilizada no dia 12 de novembro através de decreto assinado pela governadora Cida Borghetti.

“Uma conquista muito importante para o Bombeiros e para a Polícia Militar do Paraná. É para mim uma satisfação poder estar presente nesta solenidade festiva. Apucarana foi escolhida de forma estratégica pela importância que ela tem no cenário paranaense”, disse Coronel Barros, destacando a sensibilidade da governadora desde o início das tratativas. “Ela sempre compreendeu a relevância desta elevação não só para a cidade, mas para toda a região atendida e correspondeu ao compromisso com o comando incluindo o município no decreto estadual. Nossos agradecimentos”, destacou o comandante.

Saudando a todas as autoridades militares presentes na solenidade, o prefeito Beto Preto também colocou a elevação como uma grande conquista para toda a região. “Estamos todos felizes. Estive em Curitiba várias vezes defendendo este pleito e Deus opera por diferentes caminhos e vasos comunicantes. Hoje temos um fechamento de mandato da governadora Cida com essa notícia que a cidade tanto aguardava. Não apenas pelo efetivo que vai aumentar, os investimentos que podem ser maiores, é porque aqui nós temos a sorte de contar com todas as conjugações que trouxeram para Apucarana excelentes comandantes tanto do Bombeiros, Polícia Civil e também Polícia Militar, que fizeram e fazem um trabalho entrosado e de resultados”, pronunciou-se o prefeito. Como presidente do extinto Funrebom (Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros), lembra que muitos recursos foram viabilizados para a corporação, contribuindo para o fortalecimento da unidade local. “Recursos que foram utilizados para compra de equipamentos, materiais, veículos e em obras de ampliação e outras adequações dos quartéis, que certamente contribuíram para esta importante decisão do Governo do Paraná, promovendo a unidade a Grupamento”, comemorou o prefeito de Apucarana.

Grupamentos e Subgrupamentos de Bombeiros Independentes são organizações de Bombeiro Militar (OBMs) que realizam as atividades-fim do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, sendo responsáveis pelo cumprimento das atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos, no âmbito do Estado do Paraná. O comandante da unidade de Apucarana, capitão Rodrigo Massayuki Nakamura, explica que o subgrupamento, antes subordinado à Londrina, fica agora subordinado apenas ao comando geral do Estado. “Com a elevação para 11º Grupamento de Bombeiros, Apucarana receberá mais recursos, mais material e mais pessoal, ganhando em autonomia”, disse. A unidade aguarda, por exemplo, um novo concurso público para poder pleitear mais soldados. “Não só Apucarana, mas cidades da nossa área de comando, como Jandaia do Sul e Faxinal, também ganharão com isso, pois poderão receber mais efetivo”, disse capitão Nakamura. 

Com dois quartéis em Apucarana (centro e Vila São Carlos), o novo grupamento manterá um quartel misto em Mandaguari e dois grupamentos civis em Faxinal e Jandaia do Sul. A área de abrangência também permanece a mesma, com o grupamento respondendo por 19 cidades. “As mudanças serão gradativas”, concluiu o comandante do novo grupamento de Bombeiros do Paraná. Atualmente o efetivo da unidade conta com um grupo de 60 bombeiros homens e cinco bombeiros mulheres, distribuídos em funções administrativas e operacionais.

As cidades atendidas pelo grupamento são: Apucarana, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marilândia do Sul, Marumbi, Novo Itacolomi, Rio Bom, Borrazópolis, Cruzmaltina, Faxinal, Grandes Rios, Kaloré, Mauá da Serra, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e São Pedro do Ivaí. Informações extra-oficiais dão conta de que, futuramente, a área de abrangência do grupamento também possa ser expandida. Cidades como Arapongas, por exemplo, passariam a compor o 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana.

Presenças – Também prestigiaram a solenidade Maurício Mazur, juiz do Trabalho; major Roberto Cardoso, comandante do 10°BPM, vice-prefeito Júnior da Femac e Jayme Leonel, presidente da Acia.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber