Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Alunos de Apucarana vencedores do concurso de redação da Itaipu Binacional visitam a usina

.

Foto: Reprodução/imagem ilustrativa/Itaipu Binacional
Foto: Reprodução/imagem ilustrativa/Itaipu Binacional

Em uma experiência única, três estudantes de escolas municipais de Apucarana que venceram o concurso de redação da Itaipu Binacional, localizada em Foz do Iguaçu, puderam conhecer a estrutura da hidrelétrica de perto no último dia 30 de novembro. Durante a viagem, os alunos também puderam conhecer as Cataratas do Iguaçu. O tema da redação do concurso foi Energias Renováveis e cerca de 1500 alunos, que fazem parte do Projeto Vamos Ler, da Tribuna do Norte, participaram.

Um dos estudantes que venceu o concurso foi Jhonatan da Cruz Machado, de 11 anos, da Escola Municipal Karel Kober, que fica no Jardim Ponta Grossa. Ele seguiu viagem acompanhado da professora Tamara Ramalho. “A gente ficou sabendo que eu era um dos vencedores quando o jornal chegou na escola e a professora viu que meu nome estava lá. Saímos felizes pela escola comemorando com o resto do pessoal”, explica o aluno.

Jhonatan conta que a visita à Itaipu foi uma experiência única e inesquecível. “Foi minha primeira viagem longa. A gente estava acostumado a ver a usina através de fotos em cadernos e apostilas. Quando a gente chegou lá e era tudo enorme e ficamos emocionados. Aprendi mais sobre as energias renováveis e o quanto é importante economizar água e luz”, acrescenta.

Janaína Aparecida Silva de Andrade, de 12 anos, Escola Municipal Juiz Luiz Fernando Araújo Pereira, localizada no bairro Dom Romeu Alberti, também conheceu a estrutura da Itaipu Binacional na companhia da professora Alessandra Rodrigues de Almeida. “Eu fiquei muito feliz porque eu nunca tinha viajado. Além disso, conhecer a Itaipu e as Cataratas foi incrível. Aprender mais sobre o uso das fontes renováveis foi muito legal”, conta Janaína.

Giovana Martins Gama, de 11 anos, da Escola Municipal José de Alencar, também aproveitou o passeio junto da professora Rosângela Sakalauskas. “O dia que descobri que fui uma das vencedoras fiquei feliz e emocionada. Fiquei emocionada também ao ver a Itaipu e as Cataratas porque sempre via esses lugares nos livros e poder estar ali ao vivo foi bem melhor. Essa foi minha primeira viagem”, ressalta a estudante.

Para a secretaria da Educação de Apucarana, Marli Regina Fernandes da Silva, o projeto é um grande incentivo à leitura, à escrita e à interpretação. “Premiar as crianças é uma maneira de incentivar os demais estudantes a ter vontade de desenvolver e produzir materiais para outros projetos”, explica.  

Sobre a viagem, Marli acredita que será um episódio inesquecível nas vidas dos estudantes. “É a primeira vez que eles fazem uma viagem e ainda têm a oportunidade de conhecer lugares grandiosos como a Itaipu Binacional e as Cataratas do Iguaçu. Com certeza esse passeio ficará marcado nas memórias desses alunos de Apucarana”, reforça.

O Projeto Vamos Ler leva o jornal Tribuna do Norte aos alunos dos quintos anos das escolas municipais de Apucarana uma vez por semana. Assim, estudantes e suas famílias têm acesso à informação e cultura, desenvolvendo a leitura crítica. Os professores do Projeto recebem palestras e treinamentos sobre os mais diversos temas, para serem trabalhados em sala de aula. 

Em 2018, com o patrocínio da Itaipu Binacional, o tema Energias Renováveis foi o assunto desenvolvido por meio de palestras e matérias relacionadas ao tema e, por meio do jornal, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a importância da hidrelétrica para o Brasil e para o Paraguai.

Itaipu: maior geradora de energia limpa e renovável do planeta
A grandiosidade de uma usina construída entre Brasil e Paraguai, se revelada em números, surpreende: a barragem de Itaipu tem 7.919 metros de extensão e 196 de metros de altura máxima. Mas, quando vista de perto e de vários ângulos em uma volta pela Visita Panorâmica, impressiona ainda mais e garante uma experiência única e marcante.

Além da visão privilegiada do vertedouro ao topo da barragem, o trajeto ainda permite o contato com a natureza e belas paisagens dentro do Complexo Turístico Itaipu.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber