MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Acidentes de trabalho causam 17 mortes na região de Apucarana em 2018

Um homem de 42 anos é a 17ª vítima de acidente de trabalho em 2018 na região. Ele morreu eletrocutado enquanto trabalhava, na tarde de anteontem, em Marilândia do Sul. Clóvis da Silva Pacheco morava em Mandaguari e realizava um serviço na rede elétrica no

Da Redação

·
Acidentes de trabalho causam 17 mortes na região de Apucarana em 2018 - Foto: Reprodução/imagem ilustrativa/Dr. Lava Tudo
Icone Camera Foto por Reprodução
Acidentes de trabalho causam 17 mortes na região de Apucarana em 2018 - Foto: Reprodução/imagem ilustrativa/Dr. Lava Tudo
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.12.2018, 10:35:00 Editado em 05.12.2018, 10:43:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um homem de 42 anos é a 17ª vítima de acidente de trabalho em 2018 na região. Ele morreu eletrocutado enquanto trabalhava, na tarde de anteontem, em Marilândia do Sul. Clóvis da Silva Pacheco morava em Mandaguari e realizava um serviço na rede elétrica no bairro Carquejo, quando o acidente aconteceu. Colegas de trabalho acionaram a ambulância do município e os enfermeiros constataram que Pacheco havia sofrido uma parada cardiorrespiratória. Os socorristas fizeram todos os procedimentos necessários para tentar reanima-lo, contudo ele não resistiu e morreu.

continua após publicidade

Neste ano, além do eletricista, outras 16 pessoas já morreram em acidentes de trabalho na região, segundo levantamento da 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana. O número se iguala ao ano passado, quando também foram registrados 17 óbitos entre janeiro e dezembro. 

O relatório aponta que grande parte dos casos registrados neste ano ocorreu em Arapongas, com sete mortes, seguida por Apucarana com quatro. Cambira, Faxinal, Kaloré, Mauá da Serra e Sabáudia também registraram óbitos.Os dados da 16ª RS também mostram que este tipo de ocorrência é comum na região. 

continua após publicidade

Em 2017, a central recebeu 292 notificações de acidentes de trabalho considerados graves. Para o técnico em segurança do trabalho da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, Maurício Giacomini, as normas de segurança para evitar acidentes são suficientemente rigorosas, contudo não são cumpridas. 

O especialista lembra que a responsabilidade de analisar os riscos e prevenir acidentes é do empregador. "A responsabilidade total é do empregador, no entanto, muitos não cumprem o que está previsto nas normas e ainda tentam responsabilizar o funcionário", analisa Giacomini aponta a falta de fiscalização como outra falha que afeta negativamente os índices. 

"Quando se analisa o índice geral percebe-se que não diminuiu nada. Isso porque os empregadores não respeitam as normas e também porque não tem fiscalização. Quando acontece uma morte, vem um auditor investigar, porque gera um processo. Mas isso depois que o pior já aconteceu", observa.

continua após publicidade

Segundo o técnico, os setores que mais registram acidentes na região são o da construção civil, agroindústria e de confecção. "Mas as empresas que cumprem as normas e que exigem dos funcionários o uso dos equipamentos de segurança têm pouco ou quase nenhum acidente", comenta.

Fonte: Tribuna do Norte - Diário do Paraná

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Acidentes de trabalho causam 17 mortes na região de Apucarana em 2018"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!