Apucarana

Prefeitura recupera rua no Jardim Interlagos 

Da Redação ·
Serviço envolveu total reconstrução do trecho, de cerca de mil metros quadrados. (Foto: Profeta)
Serviço envolveu total reconstrução do trecho, de cerca de mil metros quadrados. (Foto: Profeta)

Operários da Secretaria de Obras de Apucarana concluíram nesta semana a reconstrução de um trecho de 200 metros lineares da Rua Roque Calcagni, no Jardim Interlagos. O secretário municipal Herivelto Moreno conta que falhas na execução asfáltica, que se arrastaram desde o início do bairro, culminaram na total destruição da via. “Com a ação das chuvas, a rua foi se deteriorando até chegar a ser intransitável”, conta Moreno.

continua após publicidade

Ao saber da situação da via, que impedia até mesmo moradores de acessar suas residências, o prefeito Beto Preto (PSD) ordenou agilidade nos serviços. “Temos feito muito pelo asfalto em Apucarana. Uma missão que é renovada todos os dias, pois é algo que tem desgaste, seja pela ação do tráfego ou do clima, como as chuvas”, citou Beto Preto.

O secretário Herilveto Moreno relata que o serviço envolveu total reconstrução do trecho, de cerca de mil metros quadrados. “Foi recomposta a galeria pluvial, o meio-fio, a base e a pavimentação”, informa. O investimento, com recursos municipais, foi na ordem de R$30 mil.

continua após publicidade

Reperfilamento – Nos últimos dias, empresa contratada pelo Município para fazer o reperfilamento recuperou mais de dois quilômetros de asfalto. São trechos em vários pontos da cidade, especialmente próximos de prédios públicos e que registram intenso tráfego de veículos. De acordo com o prefeito Beto Preto (PSD), a Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda – vencedora do processo licitatório – fez a recuperação de uma área de 15.086 metros quadrados de asfalto. “Trata-se de um pacote de obras que a empresa vem executando e que, somente nos últimos dias, recuperou trechos de asfalto localizados próximos de instituição de ensino, condomínios, do fórum, do Centro de Iniciação ao Esporte e também no entorno da Prefeitura”, frisa Beto Preto.

A técnica de reperfilamento compreende a limpeza e lavagem da rua, aplicação de emulsão asfáltica, pintura de ligação e aplicação de uma camada de 2,5 centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). “O serviço restabelece total trafegabilidade à via e prolonga a vida útil do pavimento”, conclui Beto Preto.