Apucarana

Pediatra do Hospital da Providência Materno Infantil destaca importância da vacinação

Da Redação ·
Foto: Reprodução/profeta
Foto: Reprodução/profeta

As férias escolares estão chegando e para que as crianças aproveitem ao máximo esse período, é preciso cuidar da saúde dos pequenos e, uma das ações é colocar o calendário vacinal em dia.

continua após publicidade

“Nesta época do ano, devido as festas e aglomerações de pessoas, é de extrema importância que as crianças estejam com as vacinas em dia para sua imunização e controle das doenças infecciosas”, afirma a enfermeira do serviço de controle de infecção, Jéssica Lopes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação evita entre 2 a 3 milhões de mortes por ano e é responsável por erradicar doenças. “É muito importante que todas as crianças concluam o plano nacional de vacinação nos postos de saúde. Através da vacina erradicamos o sarampo, paralisa infantil, varíola e difteria. A vacinação faz parte do cuidado com a criança, além dos cuidados de higiene, alimentação e de prevenção de acidentes”, comenta o médico pediatra do Hospital da Providência Materno Infantil, Dr. Luiz Carlos Busnardo.

continua após publicidade

A vacinação, de acordo com o Ministério da Saúde, deve seguir o calendário do Programa Nacional de Imunizações e as vacinas recomendadas são disponíveis gratuitamente nos postos de saúde. “É muito importante que as famílias respeitem o calendário de vacinação, pois quando uma criança ou um adulto vai ao posto de saúde é feita a vacina adequada daquela época e idade, que deve ser rigorosamente obedecida, protegendo das doenças e aumentando a imunidade”, afirma Dr. Busnardo.

O Ministério da Saúde disponibiliza 19 vacinas para o controle de mais de 20 doenças, as doses começam a ser aplicadas ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida adulta. “Se alguma vacina não foi tomada, deve-se procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência portando a carteirinha de vacinação, é um gesto simples e rápido e traz grandes benefícios”, finaliza o médico.