Apucarana

Hemepar incentiva doação de sangue

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Hemepar incentiva doação de sangue
Hemepar incentiva doação de sangue

Funcionário público, Paulo Roberto Ferreira Araújo, 57 anos, se tornou doador de sangue na juventude, atendendo ao apelo de um amigo que estava com um parente internado. Depois de deixar a prática de lado por algum tempo, ele retornou nesta semana ao Hemonúcleo de Apucarana. “Antigamente não tinha tanta divulgação da importância de doar, agora isso mudou e a gente sabe do impacto disso”, comenta. O Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado hoje, tem por objetivo exatamente chamar atenção da população para o impacto do ato na saúde pública.

continua após publicidade

Morador de Arapongas, Araújo veio à Apucarana em uma ‘caravana’ de doadores promovida pela Câmara de Vereadores, que cedeu transporte. O Hemonúcleo de Apucarana atende todo o Vale do Ivaí e recebe frequentemente doadores de outros municípios. 

Segundo a chefe da unidade, Claudete Omoto, em média, o Hemonúcleo recebe entre 35 e 40 doadores. “O número está abaixo do ideal. Para nossas necessidades, teríamos que ter um fluxo de 50 pessoas”, comenta. Ela destaca que o órgão vem se mobilizando principalmente por conta do fim de ano, quando as doações registram queda. 

continua após publicidade

“Temos o período de festas, o comércio aberto até mais tarde e uma série de fatores. Por isso, estamos pedindo que as empresas colaborem, liberando funcionários para nossa agenda”, comenta. 

Em todo estado, aproximadamente mil pessoas comparecem a uma unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) para se cadastrarem como doadores de sangue e medula óssea. Por mês, a hemorrede recebe 17 mil candidatos à doação e, em média, 14 mil estão aptos a doar sangue.

O Hemepar é responsável pelo abastecimento de quase 90% do estoque de sangue da rede pública. São 384 hospitais cadastrados que necessitam de 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês, cerca de 700 a 800 por dia. Em 2017, foram coletadas 188.266 bolsas, um crescimento de 6% relacionado ao ano anterior.

Para ser um doador de sangue, é só procurar uma das unidades de coleta de sangue no Paraná. O doador é cadastrado, responde a um questionário e passa por uma triagem clínica para verificar se a pessoa possui os requisitos. Em cada coleta, são retirados cerca de 450 ml de sangue. Homens podem doar a cada 60 dias, com um máximo de quatro doações a cada 12 meses. Mulheres podem doar a cada 90 dias, sendo no máximo três doações no período de 12 meses. 

Tags relacionadas: #Apucarana