MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Hospital da Providência orienta sobre importância do diagnóstico de câncer de próstata

Em comemoração ao Novembro Azul, mês dedicado a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Oncologia do Hospital da Providência orienta sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil,

Da Redação

·
Foto: Sérgio Rodrigo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Sérgio Rodrigo
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.11.2018, 14:28:00 Editado em 21.11.2018, 14:33:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em comemoração ao Novembro Azul, mês dedicado a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Oncologia do Hospital da Providência orienta sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

continua após publicidade

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e é considerado uma doença da terceira idade. “O câncer de próstata é um câncer maligno e afeta homens a partir dos 45 anos, entre os sintomas o paciente pode ter o aumento anormal da próstata, quadro de retenção urinária, tendo que realizar muita força para começar a urinar”, explica o médico oncologista clínico do Hospital da Providência, Dr. Cristiano Argenti.

Apresentados os sintomas, deve-se procurar um especialista para serem realizados os exames e diagnóstico correto. “É preciso a realização de um exame chamado PSA, feito através da coleta de sangue, se o resultado apresentar alguma alteração, efetuamos alguns exames mais específicos, como o de toque, que verifica a consistência da próstata, morfologia, ou seja, sua forma, sendo este um exame essencial para o diagnóstico”, diz Dr. Cristiano.

continua após publicidade

Vencendo a luta contra o câncer de próstata

Edison Proença Carvalho, tem 45 anos e há cerca de seis meses descobriu que tem câncer de próstata. “Eu vim para o ‘Providência’ com dores nos ossos porque meu câncer já tinha se espalhado, mas na próstata eu não sentia dor e não imaginava que estava com câncer”, explica Edison.

De acordo com o médico urologista Guilherme Storer, o diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura. ”Na maioria das vezes o câncer de próstata apresenta sintomas quando já está em estado mais avançado e é imprescindível que se realize os exames para prevenção e detecção precoce. Negros ou com histórico de câncer na família devem realizar os exames a partir de 45 anos e demais a partir dos 50 anos”, explica médico.

continua após publicidade

Conhecido por estar sempre bem-humorado, Edison leva palavras de encorajamento para os pacientes da Unidade. “Quando fui diagnosticado, houve a dificuldade de contar aos familiares, mas recebi todo o apoio necessário, eu chego em casa, eles me abraçam e dizem que vai dar tudo certo”, comenta.

De acordo com o Dr. Cristiano Argenti, um dos médicos que realizam seu tratamento, é muito importante manter-se positivo. “O tratamento como o que Edison faz, não é fácil e ele encarando as coisas de uma forma mais positiva, consegue ter uma tolerância maior neste processo”, comenta.

Para o paciente, a assistência da Unidade também o ajuda a encarar melhor sua doença. “ Somos muito bem tratados, o atendimento da coordenação, enfermagem, psicologia e médicos me dão forças para continuar. O meu médico é uma pessoa muito positiva, ele me abraça e isso me ajuda e, acredito em um Deus Todo Poderoso, que me auxilia a passar por isso”, comenta Edison.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Hospital da Providência orienta sobre importância do diagnóstico de câncer de próstata"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!