Apucarana

Começa campanha pelo fim da violência contra mulher

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Começa campanha pelo fim da violência contra mulher
Começa campanha pelo fim da violência contra mulher

Nesta segunda-feira (19/11), foi lançada oficialmente a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família. Abiu a campanha a mesa-redonda “Contexto Sexista e a Violência de Gênero Impostas Sobre a Mulher Negra”, realizada no Auditório Gralha Azul da Unespar, em parceria com a própria universidade, além do Movimento Apucaranense da Consciência Negra (Macone), e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (CMDM) e da Igualdade Racial (CMIR).  Estiveram presentes cerca de 280 pessoas entre alunos, conselheiros, docentes e profissionais envolvidos com o tema.

continua após publicidade

A campanha é internacional, desenvolvida concomitantemente por mais de 180 países, e tem como objetivo diminuir e erradicar a violência contra a mulher, por meio da sensibilização e da informação da sociedade a respeito das formas que essa violência assume, bem como a garantia dos direitos da mulher. No Brasil, a campanha começa em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e estende-se até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“É muito importante que a gente consiga romper com a naturalização da violência contra a mulher. É por isso que a secretaria da Mulher promove, todos os anos, a Campanha 16 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher. Nós queremos encorajar muitas mulheres a romper com o ciclo de violência no qual vivem”, ressalta a secretária Denise Canesin.