Apucarana

Poltronas do Cine Fênix passam por restauração

Da Redação ·
Local foi a maior sala de cinema da cidade entre as décadas de 1960 e 1990. (Foto: Profeta)
Local foi a maior sala de cinema da cidade entre as décadas de 1960 e 1990. (Foto: Profeta)

As 492 poltronas do Cine Teatro Fênix, principal palco cultural de Apucarana, foram totalmente revitalizadas. O investimento, autorizado pelo prefeito Beto Preto (PSD), envolveu a troca de componentes e identificação alfa-numérica. A responsável pelo estudo de layout e execução da restauração foi a empresa Informobile Indústria e Comércio de Móveis Ltda, de Curitiba, que venceu o certame licitatório.

continua após publicidade

O resultado do serviço foi fiscalizado pessoalmente pelo prefeito nesta segunda-feira (19/11), na companhia do secretário Municipal da Fazenda, Marcello Augusto Machado. “Ficou um trabalho muito bom, dentro dos parâmetros exigidos na licitação, com a qualidade e padrão elevados, da forma que o público merece”, assinalou Beto Preto. De acordo com ele, somente a parte metálica das poltronas foi aproveitada. “De resto, tudo foi trocado. Está tudo novo. O que era plástico, agora é madeira, dando ao ambiente um “plus” de originalidade”, frisa. O investimento público na benfeitoria foi na ordem de R$91 mil, com recursos livres da prefeitura.

Sob administração municipal, o Cine Fênix foi a maior sala de cinema da cidade entre as décadas de 1960 e 1990. No início dos anos 2000, foi totalmente revitalizado dentro de um programa estadual chamado “Velho Cinema Novo” e, desde então, as poltronas não haviam recebido nenhum outro tipo de reforma. “A comunidade cultural de Apucarana está bastante contente com este investimento feito pela gestão do prefeito Beto Preto que, inclusive, contribuiu para aumentar a capacidade do cine de 480 para 492 lugares”, assinalou professora Maria Agar. De acordo com ela, apesar dos cuidados da administração, os anos de uso ininterrupto exigiam o investimento. “Atuamos como um centro cultural, onde o grande auditório recebe eventos de porte e apresentações de teatro, balé e música, cerimônias oficiais de formatura das diversas escolas de nível médio, pós-médio e superior da cidade”, salienta a secretária.

continua após publicidade

Segundo Maria Agar, a restauração foi concluída há alguns dias. “Já tivemos alguns eventos e o retorno positivo por parte do público tem sido grande. Muitas pessoas nos procuram para parabenizar pela iniciativa”, afirmou a secretária

Em licitação – O prefeito Beto Preto lembrou que está em andamento licitação de mais uma etapa das obras de reforma que visam transformar o histórico Edifício Fênix, anexo ao Cine Teatro Fênix, em um moderno centro de cultura. Pelo menos R$300 mil, do caixa municipal, serão destinados para a conclusão da fachada do prédio e também para melhorias na parte da cobertura/terraço. O investimento autorizado pelo prefeito prevê também uma limpeza geral no interior do edifício.