Apucarana

Seminários reúnem comunidade acadêmica dos 13 câmpus da UTFPR em Apucarana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Seminários reúnem comunidade acadêmica dos 13 câmpus da UTFPR em Apucarana
Seminários reúnem comunidade acadêmica dos 13 câmpus da UTFPR em Apucarana

A comunidade acadêmica dos 13 câmpus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) está reunida em Apucarana. Até sexta-feira (9), mais de mil alunos participam de dois grandes eventos institucionais: o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE) e o Seminário de Extensão e Inovação (SEI).

continua após publicidade

A abertura do SICITE ocorreu na segunda-feira (5) à noite, no auditório Gralha Azul da Unespar que cedeu o espaço para a realização do evento.

A XXIII edição do SICITE, que transcorre até quarta-feira (7) e tem por tema o bem-estar mental, é considerado o principal evento multicâmpus da UTFPR, destinado a dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

continua após publicidade

A abertura contou com a presença do vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), que no ato representou o prefeito Beto Preto, a vice-reitora da UTFPR, professora Vanessa Ishikawa Rasoto, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR, professor Valdir Fernandes, o Diretor de Graduação da UTFPR Câmpus Apucarana, professor  Edmilson Antonio  Canesin, o Diretor de Pesquisa e Pós-graduação do Câmpus Apucarana, professor Kosmo Santiago. A palestra inaugural foi ministrada pelo professor Mauro Baesso, ex-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Junior da Femac destaca que os eventos reúnem universitários de Apucaranana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena, Toledo. “A comunidade acadêmica da UTFPR está reunida aqui em Apucarana. Ao todo, foram inscritos 1130 trabalhos que serão apresentados durante o evento”, ressalta Junior da Femac.

O vice-prefeito de Apucarana salienta ainda que os estudantes ficarão hospedados na cidade neste período para participar das atividades referentes aos dois eventos, que contemplarão oficinas, minicursos, apresentações orais, sessões de pôsteres, atividades culturais e esportivas.

continua após publicidade

EXTENSÃO E INOVAÇÃO
A VIII edição do Seminário de Extensão e Inovação (SEI) acontece nos dias 8 e 9 e divulgará o trabalho de extensão, cultura e inovação, desenvolvido por estudantes e servidores da UTFPR. As atividades ofertadas contemplam várias áreas, como fabricação e preparo de alimentos; ferramentas on-line gratuitas; Identificação de Fibras Têxteis pelo Método da Queima; Coreldraw; Técnica Vocal e canto, entre outros.

Haverá, ainda, workshop sobre História Contemporânea; mesa redonda sobre Competências Transversais nas Áreas Tecnológicas; e palestras sobre as “Transformações Sociais e Econômicas a partir da Evolução da China”; e “Marco Legal de CT&I – Adaptação às novas normas e Necessidade de Novo Sistema de Financiamento.”

Tags relacionadas: #Apucarana #UTFPR