Apucarana

Conselho de Meio Ambiente incentiva compostagem

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Conselho de Meio Ambiente incentiva compostagem
Conselho de Meio Ambiente incentiva compostagem

O projeto de um programa municipal de reaproveitamento de material orgânica foi apresentado durante a 35ª edição da Exposição Agrícola (Expoagri), no Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, de Apucarana, que encerra neste sábado (27). O Conselho do Meio Ambiente de Apucarana quer implementar este programa e trouxe para a cidade o especialista em compostagem Cláudio Spinola, diretor do Instituto Morada da Floresta, que há oito anos realiza um projeto na área em São Paulo. 

continua após publicidade

Segundo o presidente do conselho do Meio Ambiente, Junior Serea, o programa mostra basicamente que é nas cozinhas das casas que se produz o maior volume de lixo na cidade. “Mostramos que, na realidade, a maioria das casas utiliza apenas 1 lixo na cozinha, onde são misturados todos os resíduos, o que inviabiliza a prática de aproveitamento de recicláveis e orgânicos”, explica. Para Serea, a simples adoção de três pequenas lixeiras na cozinha aumenta significativamente a chance de resíduos serem encaminhados corretamente para a reciclagem.

“O material reciclável é recolhido uma vez por semana pela Cocap; os rejeitos devem ser encaminhados a coleta de lixo normal, para encaminhar ao aterro sanitário e os resíduos orgânicos serão transformados em adubo”, acrescenta. O presidente do conselho apresenta duas maneiras de transformar o lixo em adubo na própria residência. Uma dela é um minhocário, que demanda a compra do equipamento que custa em torno de R$ 300 para uma família de 4 pessoas ou pode ser confeccionado com recipientes plásticos com orientações disponíveis na internet.A outra maneira, de acordo com Serea, é a compostagem direta no chão no quintal, um sistema de caixas em que são colocados os restos de alimentos produzidos na residência, junto com materiais vegetais secos. “Fácil e prático, com o benefício de se poder ter o plantio de legumes, verduras e flores em casa”, reforça.  

Tags relacionadas: #Apucarana #Meio Ambiente