Apucarana

Apucarana receberá comunidade acadêmica dos 13 campus da UTFPR

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana receberá comunidade acadêmica dos 13 campus da UTFPR
Apucarana receberá comunidade acadêmica dos 13 campus da UTFPR

O Câmpus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná sediará, no período de 5 a 9 de novembro, dois grandes eventos institucionais: o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE) e o Seminário de Extensão e Inovação (SEI).  Os seminários envolverão a comunidade acadêmica dos 13 câmpus da UTFPR: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena, Toledo.

continua após publicidade

De 5 a 7 de novembro, será realizada a XXIII edição do SICITE, considerado o principal evento multicâmpus da UTFPR, destinado a dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação para toda a comunidade acadêmica e a sociedade. Já a VIII edição do SEI acontece nos dias 8 e 9 e divulgará as atividades de extensão, cultura e inovação, desenvolvidas por estudantes e servidores da Universidade.

Considerando os indicadores das edições anteriores, realizadas em outras cidades, o Câmpus Apucarana da UTFPR espera receber, aproximadamente, 1500 alunos que ficarão hospedados na cidade para participar das atividades no câmpus, referentes aos dois eventos, que contemplarão oficinas, minicursos, apresentações orais, sessões de pôsteres, atividades culturais e esportivas.

continua após publicidade

O SICITE, cujo tema é o bem-estar mental, terá sua abertura realizada no dia 5, no auditório Gralha Azul, da UNESPAR, com início às 19h30min, e contará com a apresentação do grupo de dança folclórica “Fogança”, de Maringá. Já a palestra de abertura será ministrada pelo professor Dr. Mauro Luciano Baesso, atual reitor da UEM, especialista em desenvolvimento de LED para luz branca.

Na terça-feira (06/11), será realizada a Noite Cultural no câmpus da UTFPR, com um show musical da Banda Biss, barracas gastronômicas da Equipe da Feira da Lua de Apucarana e apresentações artísticas dos alunos.

Será promovida também uma caminhada de 6 quilômetros na terça de manhã, que passará pelo parque da raposa, e contará com o apoio da equipe do SESC. O evento contará, ainda, com a participação da Jesana Gambi, com a palestra: Bem estar na teoria e prática, na terça-feira às 15h.

continua após publicidade

Na quarta-feira (07/11), no encerramento do SICITE, haverá a palestra “Internationalization: extra-class activities in Academic Life”, com o professor Christopher Allen Whitt, da University of Virginia.

EXTENSÃO E INOVAÇÃO – Já no evento de Extensão e Inovação, as atividades ofertadas contemplarão várias áreas, como fabricação e preparo de alimentos; ferramentas on-line gratuitas; Identificação de Fibras Têxteis pelo Método da Queima; Coreldraw; Técnica Vocal e canto, entre outros.

Haverá, ainda, workshop sobre História Contemporânea; mesa redonda sobre Competências Transversais nas Áreas Tecnológicas; e palestras sobre as “Transformações Sociais e Econômicas a partir da Evolução da China”; e “Marco Legal de CT&I – Adaptação às novas normas e Necessidade de Novo Sistema de Financiamento.”

Tags relacionadas: #Apucarana #EDUCAÇÃO #UTFPR