Apucarana

Alunos da UTFPR tem projetos selecionados para conferência na Turquia

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Alunos da UTFPR tem projetos selecionados para conferência na Turquia
Alunos da UTFPR tem projetos selecionados para conferência na Turquia

Cinco projetos desenvolvidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) junto a estudantes de Apucarana foram selecionados para participar de uma conferência internacional de matemática, ciência e tecnologia, em abril de 2019, na Turquia. Para bancar a viagem de sete acadêmicos e da professora responsável pelos trabalhos, uma “vaquinha online” foi criada para arrecadar R$ 25 mil. 

continua após publicidade

A professora Danielle Gonçalves de Oliveira Prado explica que 250 projetos foram selecionados em um universo de 3 mil inscrições em todo mundo. “Até o momento os únicos projetos selecionados do Brasil são da UTFPR de Apucarana. Isso é motivo de muito orgulho. Agora, estamos batalhando para levar sete representantes para a Turquia”, conta”, conta. 

A professora esclarece que os interessados em colaborar podem acessar o site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/utfpr-turquia. Um dos destaques dos projetos selecionados é um curso preparatório desenvolvido pela UTFPR para alunos do 6º ao 9º ano que vão participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Cerca de 240 estudantes da rede pública e também alguns interessados da rede privada da cidade participaram do treinamento, que foi realizado todos os sábados, de março a setembro deste ano. As aulas contaram com a participação de acadêmicos da universidade. 

continua após publicidade

“O curso consistiu na resolução de questões de olimpíadas anteriores e outras orientações aos estudantes”, explica Danielle.

A professora cita outros dois projetos desenvolvidos junto à Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (Edhucca). Um deles buscava inserir o raciocínio lógico na vida dos alunos, para que tomassem decisões de forma mais rápida e assertiva, e outro utilizava jogos educativos para aumentar o interesse pela disciplina, com o objetivo de melhorar as notas dos estudantes na matéria. 

Os outros dois projetos envolvem uma pesquisa para identificar os fatores que afetam na educação de matemática no ensino médio e um cursinho popular para melhorar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta área. 

“Será uma grande oportunidade e um desafio para os acadêmicos, que farão as apresentações em inglês, e também para destacar o trabalho desenvolvido pelo campus de Apucarana”, completa a professora.

Tags relacionadas: #Apucarana #Turquia #UTFPR