Apucarana

PM coloca efetivo nas ruas para eleições

Da Redação ·
PM coloca efetivo nas ruas para eleições - Tribuna do Norte
PM coloca efetivo nas ruas para eleições - Tribuna do Norte

Mais de 320 policiais militares serão mobilizados para garantir a segurança no pleito de domingo na região. O reforço no policiamento envolve o efetivo do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Apucarana e 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Ivaiporã e tem início a partir de hoje, quando as urnas serão instaladas nos locais de votação. Além da segurança dos prédios, os policiais vão atuar também durante a madrugada para coibir o derramamento de propaganda eleitoral próximo aos colégios eleitorais. Em todo estado, serão utilizados 10 mil policiais militares e 1.720 viaturas.

continua após publicidade

Na área do 10º BPM de Apucarana, que abrange três comarcas – além da sede, Jandaia do Sul e Marilândia do Sul -, 90% do efetivo será colocado na rua nos próximos dias, afirma o capitão Vilson Laurentino, relações de comunicação do batalhão. “Todo o efetivo operacional e administrativo vai atuar”, comenta.Segundo ele, a operação começa com as rondas nos locais de votação a partir da chegada das urnas nos 22 pontos de votação de Apucarana, na área urbana e zona rural. “A operação segue pela madrugada como forma de coibir a distribuição irregular de santinhos nas proximidades”, comenta. Para o dia da eleição, a PM também é responsável por atua em apoio ao Ministério Público e à justiça eleitoral para fiscalização dos crimes de boca urna e para garantia da ordem nos locais de votação.Os detidos em flagrante pelos crimes eleitorais serão encaminhados para um cartório implantado especialmente para o pleito na sede do 10º BPM. “No local, os detidos cuja pena é de até 3 anos de reclusão é feito um termo circunstanciado, acima desse limite, os detidos são levados para delegacia”, comenta. Em Arapongas, a 7ª CIPM vai atuar nos 29 locais de votação. A Guarda Municipal também vai atuar em apoio ao policiamento.

IVAIPORÃ
Na região da 6ª CIPM, responsável pelas comarcas de Ivaiporã, São João do Ivaí, Faxinal e Grandes Rios, o reforço no policiamento foi adotado desde o início da semana. “Nosso trabalho já começou desde segunda-feira, quando já temos reflexo da eleição, mas se intensifica na sexta-feira quando começam a ser instaladas as urnas nos locais de votação. No dia da votação, o objetivo da PM é garantir a tranquilidade, para que a pessoa possa sair de sua residência e acessar o local de votação e exercer seu direito a voto sem nenhum contratempo”, comenta o comandante da companhia, capitão Élio Boing.

Tags relacionadas: #eleicoes-2018 #POLICIA MILITAR