Apucarana

Alagamento na Escola Alcides Ramos foi provocado por obstrução de galerias

Da Redação ·
Alagamento na Escola Alcides Ramos foi provocado por obstrução de galerias - Fotos: Divulgação/Edson Denobi
Alagamento na Escola Alcides Ramos foi provocado por obstrução de galerias - Fotos: Divulgação/Edson Denobi

A secretaria Municipal de Obras conseguiu detectar ontem o real motivo dos constantes alagamentos da Escola Municipal Professor Alcides Ramos, no Conjunto Habitacional Guaracy Freire. Segundo a diretora da escola, Andressa Prado Zanoni, cada chuva com duração superior a dez minutos causava inundações de vários setores, incluindo o pátio, refeitório e até salas de aula. “Foi o que ocorreu na quarta e na quinta-feira, com as fortes pancadas de chuva”, lembrou.

continua após publicidade

Alagamento na Escola Alcides Ramos foi provocado por obstrução de galerias - Vídeo por: Reprodução

Após dois dias de trabalho das equipes da Secretaria de Obras, atuando na limpeza do pátio, canaletas e caixas de retenção, chegou-se a conclusão de que os alagamentos poderiam estar sendo gerados por problemas externos. “Ao fazer uma escavação para verificar um poço de visita, na Rua Rio Iguaçu, junto à escola, descobrimos a origem do transbordamento das galerias pluviais na região”, relatou o secretário de obras, engenheiro Herivelto Moreno.

continua após publicidade

Segundo ele, as galerias que recebem as águas da Avenida Governador Roberto da Silveira, que escorrem sob os trilhos e o terreno da escola, estavam totalmente entupidas por dormentes que foram substituídos na ferrovia e deixados em local inapropriado, junto a um enorme bueiro.

Alagamento na Escola Alcides Ramos foi provocado por obstrução de galerias fonte: Reprodução

Galerias que recebem as águas da Av. Governador Roberto da Silveira, que escorrem sob os
trilhos e o terreno da escola, estavam entupidas por dormentesFotos: Divulgação/Edson Denobi

A Rua Rio Iguaçu foi interditada, sendo necessário remover o pavimento asfáltico e um grande volume de terra, para ter acesso às redes subterrâneas de galerias. “Do interior das galerias foram retirados vários dormentes, que haviam sido abandonados junto aos trilhos pela empresa Rumo, concessionária da ferrovia”, informou o secretário.

continua após publicidade

Ainda ontem, uma grande quantidade de dormentes largados junto à ferrovia foram removidos por operários da Prefeitura de Apucarana. “Infelizmente, a escola vinha sofrendo constantes prejuízos e transtornos com alagamentos, e esta situação gerou pesadas críticas à prefeitura, à Autarquia de Educação e até ao prefeito Beto Preto, por parte da comunidade e de pais de alunos”, lembrou Herivelto Moreno.

Alagamento na Escola Alcides Ramos foi provocado por obstrução de galerias fonte: Reprodução

Segundo a diretora da escola, Andressa Prado Zanoni, cada chuva com duração
superior a dez minutos causava inundações de vários setores - Foto: Divulgação/Edson Denobi

De acordo com o secretário, após as fortes chuvas desta semana, imagens de diversos setores da escola inundados foram postadas em redes sociais, acompanhadas de muitas críticas. “A manutenção preventiva e todos os demais cuidados necessários sempre foram realizados nas instalações da Escola Professor Alcides Ramos. E, agora que apuramos o problema que provocava os alagamentos, temos convicção de que a situação está resolvida em definitivo”, avaliou o secretário de obras.

continua após publicidade
Alagamento na Escola Alcides Ramos foi provocado por obstrução de galerias fonte: Reprodução

Galerias estavam totalmente entupidas por dormentes - Foto: Divulgação/Edson Denobi

Os reparos na Rua Rio Iguaçu e no terreno da escola devem ser concluídos na manhã deste sábado. “Os serviços foram realizados em caráter de urgência, considerando que a escola irá sediar neste domingo, dez seções eleitorais”, informou Moreno. 

Tags relacionadas: #Alagamento #Apucarana