Apucarana

Centro Odontológico oferta atendimento de combate do tabagismo 

Da Redação ·
Grupo vai receber orientação e medicamento para parar de fumar (Foto – Profeta)
Grupo vai receber orientação e medicamento para parar de fumar (Foto – Profeta)

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Autarquia Municipal de Saúde acaba de ampliar seus serviços voltados à saúde bucal. Trata-se do grupo de combate ao tabagismo que durante 3 meses vai promover reuniões semanais para ajudar as pessoas parar de fumar e, consequentemente, eliminar um dos fatores de risco do câncer bucal.

continua após publicidade

O médico Osvaldo Zardo, palestrante e responsável pela condução do grupo de Combate ao Tabagismo do CEO, formado por 18 pacientes, explica que no primeiro mês as reuniões serão semanais e depois a cada 15 dias, por mais dois meses. “Alguns de vocês com um mês não estarão fumando mais. Nossa função aqui é orientar os fumantes, com a ajuda dos medicamentos e material fornecido pelo Ministério da Saúde, a se libertar da nicotina”, afirma Zardo.

O tratamento no município é desenvolvido dentro do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, ofertado pelo Ministério da Saúde desde 2002, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O programa é embasado em 4 cartilhas que são oferecidas para que o fumante conheça a forma de se livrar do hábito de fumar com orientação, bem como no uso de medicamento para combater a ‘fissura’ (síndrome de abstinência), de adesivo de nicotina e goma de mascar de nicotina. “

continua após publicidade

“Durante as reuniões os pacientes aprendem terapia de relaxamento para ajudar a se livrar da fissura de fumar o cigarro, também para tomar consciência dos benefícios, evitando complicações conseqüentes do tabagismo, como câncer da boca, faringe, traquéia, pulmões; trombose e enfisema pulmonar”, complementa Zardo.

Ilca Maria da Silva, 60 anos, fumante desde os 15 anos, está no grupo de combate ao tabagismo do CEO determinada a se livrar o vício. “Por vários motivos, inclusive de saúde, tomei a decisão de deixar o cigarro e sei que aqui neste grupo terei o suporte que preciso. Fiquei muito motivada com essa primeira reunião e tenho certeza que vou conseguir meu objetivo. Essa é uma grande oportunidade e é o que eu estava precisando”, afirma Ilca.

O coordenador do Departamento de Odontologia da AMS, Cesar Verona, detalha que o grupo de combate ao tabagismo vem se somar as ações do CEO voltadas à saúde bucal oferecidas regularmente nas Unidades Básicas de Saúde do município. “A avaliação clínica odontológica está à disposição da população no dia a dia das nossas unidades de saúde. Ainda no último mês de agosto promovemos uma intensificação deste atendimento, que teve como destaque o Dia D de prevenção e diagnóstico do câncer bucal, promovido num sábado para facilitar o acesso dos interessados neste atendimento”, recorda Verona.

O primeiro encontro do grupo de tabagismo aconteceu hoje, na sala de reuniões da AMS, mas ainda é possível a adesão de novos participantes. Os interessados devem se dirigir a direção da Autarquia de Saúde e procurar o coordenador do CEO, Cesar Verona. “Também vamos abrir uma lista de espera para formação de novos grupos”, adianta Verona.

Tags relacionadas: #Apucarana #tabagismo