Apucarana realiza Dia D de prevenção do câncer bucal - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Apucarana

Apucarana realiza Dia D de prevenção do câncer bucal

Ação, que faz parte da Campanha Agosto Azul, vai levar atendimento aos homens no Centro de Especialidades Odontológicas, entre 8 horas de 12 horas (Fotos – Edson Denobi)
Foto por
Escrito por REDAÇÃO
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) realiza hoje (25) o Dia D de prevenção e diagnóstico do câncer bucal. Numa ação dentro da campanha Agosto Azul, haverá atendimento para homens, no Centro de Especialidades Odontológicas, entre 8 horas de 12 horas, quando será realizada avaliação clínica, esclarecimentos sobre o auto-exame e em alguns casos biopsias.

O público alvo são homens, principalmente os que se enquadram dentro de fatores de risco, como fumantes, consumo bebidas alcoólicas e exposição excessiva ao sol. Durante todo mês de agosto também está sendo intensificado o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

A iniciativa visa alertar os homens a fazer uma avaliação da sua saúde bucal. Os casos suspeitos serão encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas, onde serão avaliados por um especialista em lesões buscais e se necessário realizar biópsia.

“Amanhã, um sábado, estamos reforçando essa intensificação voltada à avaliação da saúde bucal dos homens, que vem acontecendo ao longo do mês nas UBS. Busquem o Centro de Especialidades Odontológicas amanhã, que está localizado bem em frente à Autarquia de Saúde”, informa o dentista César Verona, coordenador do Departamento de Odontologia da AMS.

Estatísticas da AMS apontam um crescimento no número de câncer de boca em Apucarana nos últimos anos. Em 2015 foram diagnosticados 3 casos; em 2016, 4 casos; em 2017, 7 casos; e até julho deste ano são 6 casos. Entre os pacientes de 2017, 4 foram a óbitos, e entre os de 2018, são 2 óbitos.

O principal grupo de risco são homens acima de 40 anos que fumam ou fazem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. A exposição ao sol sem proteção também é considerado um fator de risco para o câncer de boca.

Primeiros sinais que podem indicar câncer bucal:

Ferida ou aftas na cavidade bucal que não cicatrizam em 15 dias;

Manchas vermelhas ou brancas nas gengivas, língua, lábios, garganta ou revestimento da boca;

Pequenas feridas superficiais que não doem e que podem ou não sangrar;

Irritação, dor na garganta ou sensação que algo está preso na garganta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Apucarana realiza Dia D de prevenção do câncer bucal"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.