MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Risco de desabastecimento de água atinge 7 cidades da região de Apucarana

O número de municípios do Vale do Ivaí em alerta por conta da falta de chuvas subiu para sete. Com nível dos mananciais em situação crítica, essas cidades correm risco de desabastecimento de água. Na semana passada, eram quatro nessa situação. A Companhia

Da Redação

·
Apesar de melhora, situação de Jandaia do Sul ainda é a mais grave no Vale do Ivaí | Foto: Delair Garcia
Icone Camera Foto por Reprodução
Apesar de melhora, situação de Jandaia do Sul ainda é a mais grave no Vale do Ivaí | Foto: Delair Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.07.2018, 21:02:00 Editado em 25.07.2018, 18:02:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de municípios do Vale do Ivaí em alerta por conta da falta de chuvas subiu para sete. Com nível dos mananciais em situação crítica, essas cidades correm risco de desabastecimento de água. Na semana passada, eram quatro nessa situação. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alerta para necessidade de uso consciente dos recursos hídricos.

continua após publicidade

Na última semana, a Sanepar informou que acompanhava de perto a situação dos municípios de Jandaia do Sul, Lunardelli, Godoy Moreira e São João do Ivaí. Agora, entraram na lista as cidades de Borrazópolis, Califórnia e São Pedro do Ivaí. A situação mais complicada continua sendo a de Jandaia do Sul, já que o rio Marumbizinho, que abastece a maior parte da cidade, continua com menos de 30% do volume de água normal.

“Com o passar dos dias, a situação vai ficando mais crítica e, com isso, mais municípios vão tendo problemas. Infelizmente, não registramos chuvas nos últimos dias e, com isso, não houve a ‘recarga’ dos lençóis freáticos, que são responsáveis por abastecerem tanto os rios superficiais quanto os poços artesianos”, afirma o gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi.

continua após publicidade

No entanto, Jandaia do Sul, que corria o risco de ter um racionamento de água decretado no último final de semana, já apresenta situação um pouco melhor, como afirma o gerente regional. “Depois que divulgamos a situação da captação de água na cidade, os moradores se conscientizaram, fazendo com que o racionamento não fosse necessário, ao menos por agora. É importante que eles continuem evitando o uso indiscriminado da água para que a situação não volte a piorar, já que não há previsão de chuvas significativas na região tão cedo para recuperar a vazão dos rios”.

Anteontem, o município de Borrazópolis registrou falta d’água em pontos mais altos do município, onde a água tem maior dificuldade em chegar. A cidade é abastecida pelo rio Laranja Doce, que também está com nível bem abaixo do normal. Em Califórnia e São Pedro do Ivaí, apesar de não haver situações de desabastecimento, o problema é o mesmo: o baixo nível dos rios Água Seis e Barbacena que, respectivamente, abastecem as duas cidades.Em Godoy Moreira, a Sanepar realizou trabalhos de verificação e análise do sistema de distribuição. 

“Fizemos uma extensa varredura nos encanamentos da cidade e descobrimos alguns vazamentos na rede de distribuição, que já foram resolvidos. No entanto, o conserto destes vazamentos não resolve o problema. A população precisa utilizar os recursos de forma consciente, sem desperdícios”, diz Jacovassi.Em Lunardelli, caminhões-pipa continuam auxiliando no abastecimento da cidade. Já em São João do Ivaí, um poço foi colocado para funcionar às pressas e tem suprido a demanda da cidade. 

continua após publicidade

Situação em Apucarana
Em Apucarana, maior município da região, a situação não é grave, apesar da queda na captação. “Os pontos mais afetados em Apucarana são os poços artesianos no Pirapó, Adriano Correia e Vila Reis, que caíram de produção e estão sendo recompostos pelo reservatório central. O poço do Pirapó é o que se encontra em pior situação. Ele está com apenas um terço da vazão normal, que chegava a cerca de 33 m³ por hora”, diz Jacovassi.

Fonte: Tribuna do Norte - Diário do Paraná

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Risco de desabastecimento de água atinge 7 cidades da região de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!