MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Abastecimento condicionado à 16ª RS faz Apucarana registrar falta de vacinas, diz AMS 

Com seu abastecimento condicionado a distribuição feita pela 16ª Regional de Saúde (RS), a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana já registra a falta de três vacinas e está trabalhando com o estoque baixo com outras duas. A informação visa esclar

Da Redação

·
Foto: Divulgação/Profeta
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Divulgação/Profeta
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.07.2018, 16:52:00 Editado em 25.07.2018, 13:24:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com seu abastecimento condicionado a distribuição feita pela 16ª Regional de Saúde (RS), a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana já registra a falta de três vacinas e está trabalhando com o estoque baixo com outras duas. A informação visa esclarecer à população o fato das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município não poderem atender aqueles que estão em busca da imunização contra determinadas doenças.

continua após publicidade

O desabastecimento de algumas vacinas já vem sendo comunicado pelo Ministério da Saúde, através de notas técnicas, desde o início do ano. O ciclo de distribuição das vacinas começa pelo Ministério da Saúde repassando os lotes para as Secretarias de Estado da Saúde que, por sua vez, encaminha para as Regionais de Saúde. 

“Só podemos fazer o abastecimento de vacinas nas UBSs quando recebemos as doses da 16ª Regional de Saúde. Não há como ter acesso a vacina de outra forma”, detalha o coordenador do setor de epidemiologia, Luciano Pereira da Silva. 

continua após publicidade

O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, explica que no momento estão em falta em Apucarana as vacinas contra varicela (catapora), contra poliomielite (gotas), e a tetra viral que imuniza contra caxumba, sarampo, varicela e rubéola

“Ainda estamos com estoque baixo, praticamente no limite, das vacinas antirrábica humana, bem como os soros antirrábico humano e antiveneno. No primeiro caso, a pessoa recebe a vacina quando é mordida por cães e gatos, e no segundo quando é picada por cobra”, complementa o coordenador do setor de epidemiologia, Luciano Pereira.

Uma das imunizações que deve ser recebida pela criança já nos primeiros dias de vida, a vacina BCG, contra tuberculose, é outra, segundo Luciano Pereira, que está com estoque no limite. 

continua após publicidade

“Diante desta situação, o município adotou a medida de centralizar a oferta dessa vacina em uma única UBS, a Romeu Milane, na Rua Osvaldo Cruz, centro da cidade, e com dias específicos, na quarta-feira e sexta-feira”, informa Luciano Pereira. 

Essa estratégia, conforme explica Luciano, é para evitar o desperdício, já que cada frasco com 10 doses, tem validade de 6 horas depois de aberto.

 Prefeito Beto Preto pede compreensão 
O prefeito Beto Preto pede a compreensão da população para o problema da falta de algumas vacinas. “É uma situação delicada, mas que não está ao nosso alcance solucionar já que dependemos de esferas superiores para a vacina chegue as nossas unidades de saúde. De qualquer forma, entrei em contato direto com a Secretaria de Estado da Saúde para que nos abasteça o mais rápido possível com as doses de todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação”, destaca Beto Preto.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Abastecimento condicionado à 16ª RS faz Apucarana registrar falta de vacinas, diz AMS "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!