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Procon de Apucarana abre atendimento para cidades da região

Além dos municípios de Cambira e Novo Itacolomi, a partir de agora a Diretoria Municipal de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon Apucarana) também prestará atendimento a consumidores de outras cidades circunvizinhas. A expansão, que visa dar suporte ao

Da Redação

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De janeiro a 17 de julho deste ano, o Procon Apucarana realizou 1.463 atendimentos presenciais de consumidores (Foto: Edson Denobi)
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De janeiro a 17 de julho deste ano, o Procon Apucarana realizou 1.463 atendimentos presenciais de consumidores (Foto: Edson Denobi)
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.07.2018, 19:12:00 Editado em 18.07.2018, 18:22:02
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Além dos municípios de Cambira e Novo Itacolomi, a partir de agora a Diretoria Municipal de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon Apucarana) também prestará atendimento a consumidores de outras cidades circunvizinhas. A expansão, que visa dar suporte aos cidadãos que não possuem uma unidade do Procon em suas bases de residência, foi autorizada pelo prefeito Beto Preto (PSD) e comunicada nesta quarta-feira (18/07) pelo diretor do Procon Apucarana, advogado José Carlos Balan. 

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“Realizamos uma média de 250 atendimentos mensais e, dentre eles, um bom número já é de consumidores de municípios de fora da nossa então área de abrangência, como Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Jandaia do Sul, entre outros. Levei esta demanda ao prefeito e ele prontamente autorizou a continuidade do acolhimento”, relata Balan. Segundo ele, a comunicação visa oficializar o que já acontece na prática. “Esperamos agora poder ajudar mais consumidores, de Marumbi, Kaloré, Borrazópolis, Rio Bom, entre outros vizinhos que ainda não contam com um Procon”, reforça.

A abertura de trabalho dada pelo prefeito Beto Preto e o empenho da equipe, composta por quatro estagiários e dois funcionários em comissão, segundo Balan, tem possibilitado excelência no atendimento do Procon Apucarana e são fatores decisivos para a expansão do atendimento. “Temos toda a liberdade de ação e condições de trabalho por parte do prefeito, que apenas pede que façamos bem feito”, afirma o diretor.

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Apesar de pequena, Balan destaca os resultados obtidos pela equipe. “Atuamos no dia a dia visando atender o consumidor de forma humanizada e desburocratizada, sempre no propósito de resolver a questão nos apresentada, seja qual for, de forma ágil. De acordo com ele, os estagiários atuam divididos em dois turnos. “Dois na parte da manhã e os outros dois na parte da tarde, então temos uma equipe permanente de quatro funcionários ao longo do expediente diário, que é das 8h30 às 12 horas e das 13 às 17 horas. 

Embora reduzida, é uma equipe que tem cumprido muito bem o seu papel”, enaltece Balan, que apresentou um relatório de trabalho ao prefeito Beto Preto. “O órgão tem mantido uma média histórica de 95% de resolutividade dos procedimentos abertos”, afirma o diretor.

De janeiro a 17 de julho deste ano, o Procon Apucarana realizou 1.463 atendimentos presenciais de consumidores. “Deste montante, 381 geraram um procedimento, com 257 já resolvidos e 36 transformados em multa. Oitenta e oito ainda estão em trâmite, mas com acordos já bem encaminhados”, conta Balan. Os serviços de telefonia (fixa e móvel) encabeçam a lista de reclamações, seguidos pelas operações bancárias e financeiras diversas, relações com a indústria e comércio em geral, instituições de ensino, entre outras relações de consumo. 

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“Tenho um relatório dos casos que atendi diretamente, que não estão contabilizados com os atendimentos presenciais gerais. Foram 397 procedimentos do início do ano até este dia 17 de julho e, deste montante, 241 são relacionados a reclamações com as operadoras de telefonia”, confirma o diretor. Paralelo ao atendimento na sede do Procon Apucarana, Balan relata o trabalho de fiscalização. “Estamos em campo sempre que possível, observando o tempo de atendimento nas agências bancárias, preços dos produtos nos supermercados, entre outros pontos inerentes aos direitos do consumidor na indústria, comércio e prestação de serviços”, frisa Balan

Orientações – Além de intermediar a solução de conflitos entre consumidores e fornecedores, o Procon Apucarana também está à disposição para orientações. “Hoje existem muitos golpes, sobretudo em relações virtuais de compra e venda, por isso estamos a postos para auxiliar a pessoa na comprovação da idoniedade do fornecedor, por exemplo. Basta nos procurar”, informa o advogado José Carlos Balan, diretor do Procon Apucarana. Recentemente, conta ele, a consulta ao Procon Apucarana evitou prejuízo de R$30 mil a um consumidor. 

“Um senhor nos contatou falando que estava fazendo a compra de um caminhão através de um anúncio pela rede social e o suposto vendedor solicitava um depósito de R$30 mil para segurar o veículo, que estava em outro estado da federação. Alto indício de um golpe que tem acontecido muito. A pessoa deposita o valor e depois nunca mais consegue contato com o vendedor, que na verdade era um golpista”, alertou Balan.

Serviço – A Diretoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) fica na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 424 – Sala 1 (entre a prefeitura e Complexo Lagoão. O telefone de contato é o 3425-2034 ou 0800-643-6400. O atendimento também é feito por e-mail através do endereço proconapucarana@gmail.com.

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