Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Saúde alerta para a imunização contra o sarampo em Apucarana

.

Prefeito Beto Preto conclama pais a vacinarem seus filhos, prevenindo contra a doença (Profeta)
Prefeito Beto Preto conclama pais a vacinarem seus filhos, prevenindo contra a doença (Profeta)

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana lança um alerta para os pais manterem o calendário da vacinação de seus filhos em dia. A iniciativa visa reforçar a prevenção de doenças, em especial a do sarampo que foi reintroduzida no país depois de ficar erradicada por muitos anos.

“Seguindo uma tendência nacional, a cobertura vacinal contra sarampo em Apucarana está abaixo do percentual de 90% recomendado pelo Ministério da Saúde. Em 2017 nosso índice fechou em 76,55% na primeira dose e de 76,44% na segunda. Em 2016, a cobertura registrada foi de 87,36% e 83,26%, respectivamente”, informa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

Em todo o país, a média de vacinação contra sarampo em 2017 ficou em 84,97% na primeira dose e de 71,55% na segunda. O alerta da AMS é fundamentado pelo crescente número de casos de sarampo confirmados no país, sendo 271 no Amazonas e 200 em Roraima. Nesta segunda-feira, a doença chegou a dois novos estados. O Rio de Janeiro confirmou dois casos e Rondônia um.

Na semana passada, o Ministério da Saúde anunciou ainda a ocorrência da doença no Rio Grande do Sul, onde foram confirmados 7 casos, em Mato Grosso 2 casos e São Paulo 1. Em Manaus aconteceu a primeira confirmação de óbito por sarampo, em uma criança de 7 meses.

O coordenador do setor de epidemiologia, Luciano Pereira da Silva, explica que Brasil, a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde e aplicada em duas doses: a primeira aos 12 meses de vida e a segunda, a dose de reforço, aos 15 meses.

No entanto, considerando aqueles que não foram imunizados dentro do que estabelece o calendário nacional de vacinação, o Ministério da Saúde orienta aos adultos de até 49 anos também buscar a proteção contra o sarampo.

Vacinas são ofertadas em 23 UBS´s

O prefeito Beto Preto lembra que a vacina contra sarampo, e todas as demais previstas no calendário nacional de vacinação, estão disponíveis nas 23 Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina do município. “Conclamo aos pais que fiquem atentos a esse cuidado coma saúde de suas crianças. Procurem as unidades de saúde e certifiquem se seus filhos estão protegidos não só contra o sarampo, mas também de outras doenças que podem ser evitadas com a vacinação”, enfatiza, Beto Preto.

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, enfatiza que o alerta sobre a importância da vacinação é necessário em função do movimento da não vacinação que está sendo difundido na Europa, Estados Unidos e no Brasil. “É a cobertura vacinal alta que evita o retorno das doenças, como está acontecendo com o sarampo e a da poliomielite”, afirma Kaneta.

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Pode levar a morte de crianças e causar seqüelas graves como pneumonia, encefalite (infecção cerebral).  Para as gestantes, as complicações envolvem o risco elevado de aborto durante o primeiro trimestre e pode causar parto prematuro.  A única prevenção é a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber