MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Hospital da Providência Materno Infantil oferece Testes Rápidos para gestantes

O Hospital da Providência Materno Infantil realiza testes rápidos para a detecção de Hepatite B, HIV e Sífilis para todas as gestantes atendidas na Instituição. A medida é uma das ações desenvolvidas pela maternidade de Apucarana para garantir ao recém-na

Da Redação

·
Hospital da Providência - FOTO - TN
Icone Camera Foto por Reprodução
Hospital da Providência - FOTO - TN
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.06.2018, 11:46:00 Editado em 21.06.2018, 11:48:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Hospital da Providência Materno Infantil realiza testes rápidos para a detecção de Hepatite B, HIV e Sífilis para todas as gestantes atendidas na Instituição. A medida é uma das ações desenvolvidas pela maternidade de Apucarana para garantir ao recém-nascido o melhor início de vida.

continua após publicidade

Os resultados dos testes rápidos ficam prontos em até 30 minutos e são feitos na própria Instituição por profissionais devidamente capacitados. “Se os testes mostrarem que a paciente é portadora de alguma dessas doenças, ela imediatamente poderá começar o tratamento em nosso Hospital, dependendo da patologia apresentada, ou será encaminhada para serviços como NATTA (Núcleo de Aconselhamento, Testagem e Tratamento de Apucarana), Escola da Gestante ou Unidade Básica de Saúde. Com esses resultados vamos conseguir reverter ou tratar uma situação que poderia se arrastar pelo resto da vida da mãe e do bebê”, explica a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Jéssica Lopes.

A testagem para o HIV, Sífilis e Hepatite B devem ser realizadas no 1º 2º e 3° trimestre de gestação, a medida também deve se repetir no momento que antecede ao parto, segundo protocolo Rede Mãe Paranaense 2018.

continua após publicidade

Conheça os testes: HIV

“O objetivo é identificar se essa gestante é portadora do HIV para que ela inicie o tratamento o quanto antes, evitando desta forma, complicações como a transmissão do vírus para o bebê no momento do parto” explica Jéssica.

A enfermeira ressalta que as mulheres soropositivas podem ter uma gravidez tranquila, segura e seu bebê pode não nascer infectado pelo vírus, desde que faça o tratamento e acompanhamento médico correto e siga todas as recomendações e medidas preventivas.

continua após publicidade

“As gestantes que descobrem ser portadoras do vírus HIV durante o pré-natal têm indicação de tratamento com os medicamentos antirretrovirais durante a gestação e ainda no trabalho de parto para prevenir a transmissão. O recém-nascido também será medicado com antirretroviral logo após o nascimento e ao receber alta hospitalar deverá realizar acompanhamento médico ambulatorial”, diz.

Sífilis

“Caso o exame dê positivo para Sífilis, é muito importante que o tratamento seja realizado logo no início da gestação para prevenir o abortamento espontâneo, trabalho de parto prematuro e má formação genética do bebê. Ressaltamos também, a importância do tratamento simultâneo do parceiro da gestante para evitar recontaminação”, afirma.

continua após publicidade

Quando a infecção é descoberta no hospital é iniciado o tratamento da mãe e do bebê durante a internação e posteriormente ambos serão encaminhados para acompanhamento na Unidade Básica de Saúde e Centro Infantil.

Hepatite B

continua após publicidade

Se o resultado do teste mostrar a presença do vírus da Hepatite B, a paciente deverá ser encaminhada ao NATTA e o médico avaliará a necessidade de acordo com os exames para o início do tratamento. “Ao nascimento, o bebê receberá uma dose de imunoglobulina a fim de evitar a transmissão e posteriormente será encaminhado para Centro Infantil, para acompanhamento” explica.

Apoio da 16º Regional de Saúde

Para a realização dos testes, a equipe do Hospital Materno Infantil recebe o apoio da 16º Regional de Saúde para capacitar os profissionais do Hospital Materno Infantil para a realização dos testes rápidos. “Essa parceria tem sido muito positiva, é fundamental. Todos esses testes são extremamente importantes, pois proporcionam uma proteção na vida dos bebês, como por exemplo, dos que nascem de mães com HIV reagente, pois hoje, através da medicação, conseguimos que o bebê seja negativado, ou seja, não tenha o vírus HIV”, afirma a coordenadora do Programa de Vigilância e Controle de DST/Aids, Cleusa Bertoni, do departamento de infectologia da 16º Regional de Saúde.

O Hospital da Providência também oferece os testes rápidos para os demais pacientes a fim de identificar precocemente, o HIV, Sífilis e Hepatite B, para que se inicie o tratamento imediato.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Hospital da Providência Materno Infantil oferece Testes Rápidos para gestantes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!