Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Apucarana alcança 81% da meta de vacinação

.

Prorrogada até 15 de junho, a Campanha de Vacinação Contra Gripe atingiu até hoje (5) 81% da meta de imunizar 38.857 pessoas em Apucarana. A administração municipal, através da direção da Autarquia Municipal de Saúde, espera alcançar a cobertura vacinal de 90% protagonizada pelo Ministério da Saúde até o fim da mobilização nacional contra a influenza.

“Nosso índice de cobertura certamente estaria mais alto, mas a paralisação dos caminhoneiros causou impacto nos atendimentos nos serviços de saúde. Reiteramos nosso pedido àquelas pessoas que ainda não se vacinaram que busquem uma das nossas 23 Unidades Básicas de Saúde para se proteger da gripe. Faço um apelo especial às gestantes e aos responsáveis pelas crianças, que são os dois grupos de risco que registram menor percentagem de vacinação”, conclama o prefeito Beto Preto.

Entre as medidas estratégicas adotadas pela AMS para melhoria a cobertura vacinal no grupo das crianças está o envio de ofícios e contatos pessoais junto às autoridades responsáveis por alunos e professores, como da Autarquia Municipal de Educação, do Núcleo Regional de Educação e de escolas particulares. A orientação foi para que realizem, através de comunicados e reuniões, trabalho de conscientização sobre a importância da vacinação junto a seu público.

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, lembra à população que além da oportunidade de se vacinar nas UBSs, de segunda a sexta-feira, entre 8 horas e 14h30, a Casa da Gestante também oferece a imunização para seu público alvo. Kaneta alerta que a ocorrência de dias com temperaturas baixas torna ainda mais importante a proteção contra a gripe.

Coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva, informa que na semana passada foi levada a vacina contra gripe à população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Nossa equipe foi até o mini-presídio, onde foram imunizados 161 presidiários e 35 funcionários”, informa Luciano Pereira.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Os grupos prioritários com direito de receber a vacina contra gripe gratuitamente através do Ministério da Saúde são formados por crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias pós-parto); idosos a partir de 60 anos;  povos indígenas;  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio-educativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;  trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; professores ativos de escolas públicas e privadas (ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior). Também são imunizadas pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais.

BALANÇO DA VACINAÇÃO

Cobertura geral até 5 de junho: 81%. Foram vacinadas 31.429 pessoas.

ÍNDICE POR GRUPO PRIORITÁRIO:

IDOSOS: meta 15.227, vacinados 14.176 = 93,1%

TRABALHADORES DA SAÚDE: meta 1.983, vacinados 1.844= 92,99%

PUÉRPERAS: meta 209, vacinadas 178= 85,17%

PROFESSORES: meta 1.619, vacinados 1343= 82,95%

GESTANTES: meta 1.273, vacinadas 969= 76,12%

CRIANÇAS: meta 7.299, vacinadas 4.288= 58,75%

PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS: meta 11.247, vacinados 8.428= 75%

Conforme estabelece o Ministério da Saúde, os portadores de doenças crônicas não entram no cálculo do índice de cobertura vacinal.

Clique e ouça esta matéria

Beto Preto- prefeito de Apucarana

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber